ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Representantes de banco chinês visitam área onde vai ser instalada indústria

Priscilla Peres | 31/10/2014 17:00
Secretário adjunto recebeu a equipe do banco chinês. (Foto: Seprotur)
Secretário adjunto recebeu a equipe do banco chinês. (Foto: Seprotur)

Representante do Banco de Desenvolvimento da China, o China Development Bank, esta em Mato Grosso do Sul para avaliar onde será instalado a indústria de processamento de milho pela empresa de biotecnologia BBCA Group, em Maracajú - distante 160 km de Campo Grande.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Produção, Pedro Pedrossian Neto, recebeu e acompanhou o chefe da Divisão de Avaliação de Projetos do banco chinês, Liu Yong, durante sua visita ao Estado. A empresa pretende investir US$ 380 milhões na implantação da indústria e o valor será financiado pelo China Development Bank.

“O Banco Internacional da China, que é o agente financiador desta indústria, esteve no estado em uma missão de reconhecimento para verificar o status do projeto. A ideia é que, após esta visita, haja a liberação dos recursos para eles começarem as obras”, afirma Pedrossian Neto.

Após instalada, a empresa planeja realizar o processamento de 600 mil toneladas de milho por ano, mas o potencial da indústria será 1.200 toneladas. Na BBCA local, o grão será utilizado na produção de amido, glucose, maltose, óleo, proteína de milho em pó, fibra alimentar, gérmen de milho, lisina e ácido cítrico, entre outros.

Pedrossian Neto afirma que a implantação da indústria será muito importante para o Estado. “A vinda desta indústria vai mudar completamente o cenário em Maracaju, vai agregar valor a um produto primário, o milho, que é produzido em larga escala na região”.

Do total da área onde a empresa será instalada, 170 hectares foram comprados pelos chineses e 100 hectares foram doados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Maracaju, como forma de incentivo fiscal.

Investimento - As conversas com a BBCA foram iniciadas em 2009, na primeira visita do governador André Puccinelli (PMDB) à China. Diretores da empresa já estiveram em Maracaju durante a Showtec 2013 e voltaram ao município em 2014 para acelerar as negociações.

“Esta fábrica em Maracaju não será apenas uma agroindústria. Serão mais de 40 produtos gerados e 400 empregos diretos e indiretos oferecidos”, informa Pedrossian Neto.

Nos siga no Google Notícias