ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

São Paulo questiona no STF incentivo para setor têxtil em MS

Aline dos Santos | 02/07/2013 09:05

A guerra fiscal entre os Estados tem uma nova batalha no STF (Supremo Tribunal Federal). O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), entrou com uma ação contra incentivos concedidos por Mato Grosso do Sul no setor têxtil.

A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questiona o decreto 12.774/2009, com redação dada pelo decreto 13.133/2011. Segundo o governador paulista, o dispositivo adotado em Mato Grosso do Sul reduziria em 58,824% a base de cálculo do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

De tal forma que a tributação resulte em 7% em operações internas do setor de confecções (agasalhos, roupas, peças íntimas, cortinas, roupas de cama, mesa e banho) promovidas pelos próprios fabricantes. Com a redução, a alíquota ficaria abaixo da cobrada nas saídas de mercadorias do Mato Grosso do Sul (de 12%), o que só poderia ocorrer com aprovação do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Conforme o STF, as leis questionadas, alega o governador paulista, incorrem na prática da chamada “guerra fiscal”, infringindo dispositivos da Constituição Federal relativos ao regime tributário dos Estados e atingindo princípios constitucionais como a livre iniciativa e a liberdade de atividade econômica. O pedido é de liminar para suspender os decretos.

Em agosto do ano passado, o governo de São Paulo questionou legislação de Mato Grosso do Sul que concedeu benefícios para fins de ICMS, sem autorização do Confaz, para frigoríficos e indústrias de charque para operações interestaduais e internas com carne, charque e demais subprodutos comestíveis do abate de gado bovino e bufalino. Ainda não houve decisão sobre esse pedido.

Sete ações – A legislação do Rio de Janeiro também é alvo de sete ações ajuizadas pelo governador paulista. Duas são relativas a dispositivos legais direcionados à Nissan do Brasil Automóveis Ltda, duas ações contra legislação ligada à Peugeot-Citroën do Brasil Automóveis S.A. e uma ação relacionada à Hyundai Heavy Industries Brasil – Indústria e Comércio de Equipamento de Construção Ltda. e à BMC Hyundai S/A. Também foram questionados um programa de renovação da frota de caminhões do e a legislação do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias