ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Sebrae lança site para candidatos terem compromisso com pequenos negócios

Plataforma traz guia para download, permite adesão de forma prática e mostra aos eleitores quem já se comprometeu a estimular a economia local

Informe Publicitário | 23/09/2016 06:40
Sebrae lança site para candidatos terem compromisso com pequenos negócios

O Sebrae/MS lançou o site Candidato Empreendedor (www.candidatoempreendedorms.com.br), uma plataforma para que os candidatos a prefeito e vereador firmem compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

Na plataforma, o candidato deve fazer um cadastro online para solicitar a adesão ao projeto; com informações básicas (Cidade, Cargo, Nome, E-mail, CPF e Telefone). Além disso, aos eleitores, é possível consultar uma lista, com filtros por município e cargo, com os nomes daqueles que já firmaram o compromisso.

O site disponibiliza para download o Guia do Candidato Empreendedor, um documento nacional que apresenta a agenda de compromissos aos quais os candidatos devem aderir e destaca dez passos que elencam ações para estimular o crescimento de micro e pequenas empresas em Mato Grosso do Sul.

“Contamos com todos para disseminar esse conteúdo e incluir a pauta dos pequenos negócios no projeto e futuras ações dos líderes municipais”, reforça Sandra Amarilha, gerente de Articulação e Gestão Estratégica do Sebrae/MS. Nestas Eleições, quase 7.000 candidatos concorrem ao cargo de vereador e mais de 230 à prefeitura. Mas, apenas 34 candidatos a prefeito e 109 a vereador aderiram à iniciativa.

Eixos
Dez eixos guiam as diretrizes às quais os candidatos assumem se responsabilizar:
• Construir um Plano de Desenvolvimento Municipal;
• Priorizar e implantar políticas de desenvolvimento voltadas para pequenos negócios;
• Promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas;
• Facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros;
• Expandir as políticas voltadas para o microempreendedor individual;
• Fortalecer os empreendedores da indústria;
• Aumentar a produtividade do setor de serviços;
• Impulsionar e promover os comerciantes do município;
• Incentivar os produtores rurais e agregar valor à produção;
• Estimular a cultura empreendedora e os mecanismos de transparência.

Estímulo à prosperidade

De acordo com a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), existem hoje em MS mais de 200 mil empresas ativas; das quais o Sebrae estima que 98% sejam pequenos negócios. São mais de 90 mil microempreendedores individuais, segundo estatísticas do Portal do Empreendedor; e cerca de 110 mil, micros e pequenas empresas que geram, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), número superior a 200 mil empregos diretos e movimentam a economia com uma massa salarial acima de R$ 270 milhões.

O incentivo às micro e pequenas empresas é importante, porque elas valorizam a cultura local, atraem investimentos, geram renda e promovem sustentabilidade, inovação, qualidade de vida e diversidade de produtos na região. É nesse aspecto que o poder público pode influenciar, já que as decisões políticas e administrativas têm impacto direto na prosperidade econômica desses empreendimentos.

Com o termo de compromisso, a administração municipal poderá garantir ações que assegurem o desenvolvimento e contribuam com a evolução dos pequenos negócios em cada localidade.

Nos siga no Google Notícias