ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Secretário sugere macaúba e eucalipto para transformar econômia em MS

Mariana Lopes e Luciana Brazil | 20/05/2013 12:24

Acompanhando o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, que esteve na governadoria na manhã desta segunda-feira (20), o secretário executivo da Rede Pró-Centro-Oeste, Ruy de Araújo Caldas, salientou o grande potencial de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, destacando que há muitas matérias primas na região que são pouco exploradas e que podem transformar a economia do Estado.

Ele citou como exemplo a macaúba, da qual se pode extrair óleo da polpa e aproveitar como biodiesel, além de ser uma matéria prima produzida em grande quantidade em Mato Grosso do Sul.

O secretário comparou a produção de macaúba com a da soja, que segundo ele, 1 hectare gera 400 litros de óleo, enquanto a mesma produção de macaúba pode render 1,5 mil litros de óleo.

“É preciso organizar a produção da matéria prima e criar estratégias para cultivar o produto em escala industrial e transformar em bioenergia”, orientou o secretário executivo.

Outro exemplo dado por Caldas foi o eucalipto. “Hoje, a extração da cana-de-açúcar á a principal matéria prima do etanol, que também pode ser produzido da madeira do eucalipto, que é plantado em grande escala no Estado, mas pouco aproveitado”, esclarece o secretário.

Nos siga no Google Notícias