ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Sindicatos criticam manutenção da taxa Selic em 11% ao ano

Bruno Bocchini, da Agência Brasil | 16/07/2014 20:34

As duas principais centrais sindicais do país criticaram hoje (16) a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter em 11% ao ano a taxa básica de juros (Selic). Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a decisão só beneficia bancos, rentistas e especuladores.

“Os únicos beneficiados são os bancos, os rentistas e grandes especuladores financeiros, que continuarão lucrando muito, tirando recursos públicos que deveriam ser direcionados para o crescimento da economia com distribuição de renda”, ressalta nota divulgada pela Contraf logo depois do anúncio do Copom.

“Além de penalizar os consumidores, os bancos abocanham recursos bilionários do Estado, pois são os principais detentores de títulos públicos e se beneficiam das altas taxas da Selic, dificultando investimentos que o país tanto precisa para acelerar o crescimento”, acrescenta a nota.

A Força Sindical ressaltou que a decisão, além de manter a taxa Selic em patamares “proibitivos”, mostra a insensibilidade do governo ante as demandas da classe trabalhadora e impede o crescimento da produção, do consumo e da geração de empregos.

Nota da Força Sindical diz que “a política conservadora adotada pelo governo continua a privilegiar os especuladores, em detrimento dos anseios dos trabalhadores e do setor produtivo. Reforçamos nosso posicionamento de que a política monetária precisa ser voltada a um projeto de desenvolvimento do país”.

“Infelizmente os dados da economia são pouco animadores. E a postura conservadora por parte do governo vem minando qualquer esperança de sua recuperação ainda para este ano”, acrescentou a central sindical.

Nos siga no Google Notícias