A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

16/07/2014 20:34

Sindicatos criticam manutenção da taxa Selic em 11% ao ano

Bruno Bocchini, da Agência Brasil

As duas principais centrais sindicais do país criticaram hoje (16) a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter em 11% ao ano a taxa básica de juros (Selic). Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a decisão só beneficia bancos, rentistas e especuladores.

Veja Mais
Copom mantém taxa Selic em 11% ao ano
Copom encerra ciclo de aumento e mantém juros básicos em 11% ao ano

“Os únicos beneficiados são os bancos, os rentistas e grandes especuladores financeiros, que continuarão lucrando muito, tirando recursos públicos que deveriam ser direcionados para o crescimento da economia com distribuição de renda”, ressalta nota divulgada pela Contraf logo depois do anúncio do Copom.

“Além de penalizar os consumidores, os bancos abocanham recursos bilionários do Estado, pois são os principais detentores de títulos públicos e se beneficiam das altas taxas da Selic, dificultando investimentos que o país tanto precisa para acelerar o crescimento”, acrescenta a nota.

A Força Sindical ressaltou que a decisão, além de manter a taxa Selic em patamares “proibitivos”, mostra a insensibilidade do governo ante as demandas da classe trabalhadora e impede o crescimento da produção, do consumo e da geração de empregos.

Nota da Força Sindical diz que “a política conservadora adotada pelo governo continua a privilegiar os especuladores, em detrimento dos anseios dos trabalhadores e do setor produtivo. Reforçamos nosso posicionamento de que a política monetária precisa ser voltada a um projeto de desenvolvimento do país”.

“Infelizmente os dados da economia são pouco animadores. E a postura conservadora por parte do governo vem minando qualquer esperança de sua recuperação ainda para este ano”, acrescentou a central sindical.

Copom mantém taxa Selic em 11% ao ano
Pela segunda vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa Selic, que representa os juros básicos da e...
Copom encerra ciclo de aumento e mantém juros básicos em 11% ao ano
Depois de nove aumentos consecutivos, o Banco Central (BC) interrompeu o ciclo de aperto monetário. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (...
Copom eleva Selic para 11% ao ano, maior nível desde janeiro de 2011
Pela nona vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou ...
Copom eleva taxa básica de juros para 10,50% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou hoje (15) a taxa básica de juros (Selic) de 10% para 10,50% ao ano. Foi o sétimo ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions