ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Vacinação contra febre aftosa começa hoje no Estado

Fabiano Arruda | 02/05/2011 08:35

Etapa vai até o dia 31 deste mês

Após a vacinação é obrigatório o registro, que deve ser feito até 15 de junho. (Foto: Divulgação)
Após a vacinação é obrigatório o registro, que deve ser feito até 15 de junho. (Foto: Divulgação)

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) inicia nesta segunda-feira, e vai até o dia 31 de maio, a etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul na Região do Planalto e da ZAV (Zona de Alta Vigilância) de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando.

Por meio da portaria nº 2265/2011, a agência alterou, em caráter excepcional, a data de início da vacinação. A nova portaria visa atender as diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Segundo informações da Iagro, para o produtor que optar por realizar neste mês, a vacinação ocorre, excepcionalmente, no prazo de 2 de maio a 15 de junho, para todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. Na Região do Pantanal a imunização dos animais estava marcada para acontecer entre 1º de maio e 15 de junho.

A Iagro também informa que após a vacinação é obrigatório o registro, que deverá ser feito no máximo até o dia 15 de junho. Após o registro da vacinação, o produtor também deverá emitir a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos.

O documento deve ser entregue com o comprovante de registro de vacinação contra febre aftosa (CT-13) nas unidades da Agenfa (Agência Fazendária de Mato Grosso do Sul) até 15 de junho.

Nos siga no Google Notícias