ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Venda de veículos zero km tem nova queda, que atinge 40% em MS

Priscilla Peres | 02/09/2014 16:33
Queda na venda continua em queda. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Queda na venda continua em queda. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

A venda de automóveis e comerciais leves em agosto caiu 40% em relação ao mesmo período do ano passado em Mato Grosso do Sul, segundo dados divulgados hoje pela Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores). No mês passado foram comercializados 3.402 veículos enquanto que em agosto de 2013, o número somou 4.397.

A queda também é brusca quando se compara as vendas de agosto com julho deste ano. Segundo a Fenabrave, a retração chega a 35,39%, diferença de mais de 700 unidades. No acumulado de 2014, comparado aos oito primeiros meses de 2013, o setor contabiliza redução de 17,41%.

De todos os segmentos, houve aumento na comercialização apenas dos caminhões, com crescimento de 8,08% em relação a agosto do ano passado e de 8,63% comparado a julho de 2014. Entre os ônibus, a queda ultrapassa os 80% em relação ao mês imediatamente anterior a agosto e 48% comparado ao ano passado.

De acordo coma Fenabrave, os números de agosto contrariam as expectativas que previam retomada no crescimento do setor a partir deste mês, chegando a um aumento de 5% no segundo semestre em relação ao primeiro de 2014. Fatores como a queda do PIB (Produto Interno Bruto), o cenário político indefinido e a volatilidade da economia podem explicar o resultado.

Usados em alta -Enquanto a venda de veículos novos está em constante queda, a comercialização de seminovos tem apresentado bons resultados. De acordo com dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), a venda de veículos seminovos e usados cresceu 20,1% em julho, em relação a junho deste ano. Comparado ao mesmo período do ano passado, a comercialização em julho apresenta queda de 5,9%.

Nos siga no Google Notícias