A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

07/02/2011 15:54

Cineasta Sérgio Santeiro faz conferência hoje e discute "Lei do Curta"

Marcio Breda
Foto: UnochapecóFoto: Unochapecó

O cineasta carioca Sérgio Santeiro ministra hoje (7), na Amape (Associação dos Moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian), a partir das 20 horas, uma conferência sobre curtas-metragens, documentários e incentivos à arte. A entrada é franca.

Militante da causa do cinema independente, Santeiro é professor doutor da Universidade Federal Fluminense e um dos fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas, integrando as primeiras diretorias.

Santeiro também é um defensor intransigente da “Lei do Curta”, que obriga o exibidor a exibir um curta brasileiro antes de um longa estrangeiro, e com isso dar sustentabilidade aos filmes nacionais. A legislação, publicada em 1975, atualmente carece de regulamentação, já que os órgãos fiscalizadores – Concine e Fundação do Cinema Brasileiro – foram extintas no governo Collor.

Para Santeiro, a falta de incentivo é uma conspiração contra o cinema brasileiro na sua essência, pois é no curta-metragem e seu exercício é que se forma o cineasta brasileiro. Tirando o curta do circuito comercial, ele inviabiliza o cinema de curta-metragem de ser um bom negócio sustentável.

Durante a conferência Santeiro mostrará seus curtas, falará sobre o projeto de Lei e sobre a escola de cinema no Rio de Janeiro. Após a seção e a palestra, haverá debates com os presentes.

Serviço: A Sede da AMAPE fica na Avenida Orlando Darós, 279 – Residencial Maria Aparecida Pedrossian.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions