ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Cinecultura exibe a premiada animação "Persépolis"

Redação | 28/09/2008 18:46

Baseado em HQ de Marjane Satrapi, o filme que recebeu prêmio do Júri no Festival de Cannes e prêmio de público de Melhor Filme Estrangeiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, será exibido na segunda feira e ficará em cartaz até 02 de outubro.

A animação retrata os tempos difíceis de uma adolescente no Irã pré e pós revolucionário. A personagem Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para salvar o mundo.

Marjane cresce em uma família de intelectuais de esquerda que sofrem primeiro sob a ditadura, depois, sob a vitória dos revolucionários islâmicos.

A menina acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país e o início a nova República Islâmica, que chegou a controlar como as pessoas devem se vestir e agir. A obrigação de usar o véu incentiva Marjane a se tornar uma revolucionária.

O filme tem um visual despretensioso, que segue basicamente o trabalho da autora nos quadrinhos, e consiste essencialmente em uma série de desenhos em preto e branco com economia de recursos na animação.

As três personagens principais são dubladas por grandes atrizes francesas: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux, que dão voz à jovem Marjane, sua mãe e sua avó.

O filme foi elogiado pela crítica pela forma poética e bem humorada da animação para tratar da brutalidade dos tempos que antecederam a Revolução Iraniana e do obscurantismo que a sucedeu.

O CineCultura fica no Pátio Avenida, na Av. Afonso Pena, 5420, sala 24. As sessões, que têm classificação indicativa de 12 anos, acontecem às 19h e 21h.

Nos siga no Google Notícias