A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

05/05/2011 11:24

Crianças são pedestres na Cidade do Detran, para trânsito melhor no futuro

Viviane Oliveira

A Cidade vai funcionar até 15 de maio

As crianças aprendem que têm que respeitar as regras no trânsito, pois logo serão motoristas. (Foto: João Garrigó)As crianças aprendem que têm que respeitar as regras no trânsito, pois logo serão motoristas. (Foto: João Garrigó)

A Cidade do Trânsito, localizada nos altos da Avenida Afonso Pena, no Parque dos Poderes inaugurada no último dia 29 está com os portões abertos para o público em geral. O espaço tem um percurso montado entre as casinhas com as principais sinalizações, horizontal e vertical.

De acordo com coordenadora da Cidade Edileuza Ferreira Gonçalves, durante a semana são agendadas seis escolas por período, e as crianças são de séries iniciais de 5 a 11 anos de idade. “Elas adoram é gratificante ver alegria delas”, disse.

Primeiro elas assistem um vídeo informativo de três minutos com imagens feitas em frente das escolas, e em avenidas. Logo após as crianças dão uma volta com os mini bugues que são conduzidos pelos monitores, no total são 11 carrinhos.

A área é toda sinalizada, a monitora Terezinha Cabral explica que no percurso a criança é orientada, sobre o cinto de segurança, faixa, semáforo, rotatória e lombada eletrônica. “A primeira coisa que a criança fala quando chega aqui, tia posso dirigir? Ai a gente explica que não, só depois que completar 18 anos e tiver CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”.

As crianças aprendem que têm que respeitar as regras no trânsito, as placas e principalmente os pedestres. Como é o caso do estudante Leonardo Vinicius, 11 anos, ele conta que a metade do que aprendeu não sabia. “Aprendi muita coisa nova”.

A Cidade é composta por monitores, estagiários e servidores do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Tem como parceiros a PRF (Polícia Rodoviária Estadual) Exército, Corpo de Bombeiros, Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito), e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Cada parceiro fica em uma casinha ou em barracas e orientam as crianças com placas e joguinhos educativos. Além dos mini bugues que chamam a atenção da garotada, tem os brinquedos infláveis e uma passarela montada pelo exército.

Uma parte da área da Cidade está cedido para três instituições de caridade: Escola Juliano Varela, Asilo São João Bosco e Casa da Criança com Aids. Essas entidades vendem produtos para que os recursos sejam revertidos pelas próprias instituições.

A Escola vende produtos doados pela Receita Federal, o Asilo e a Casa da Criança tomam conta da praça de alimentação que funciona a partir das 18h30 todos os dias e sábado e domingo o dia todo.

Funcionamento - A Cidade do Trânsito vai funcionar até 15 de maio. De segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas são para as escolas agendadas. Das 18h30 às 21h30 está aberto para o público em geral.

No sábado das 7h30 às 21h30, já no domingo das 8h ao meio-dia.

As crianças divertem também nos brinquedos infláveis. (Foto: João Garrigó)As crianças divertem também nos brinquedos infláveis. (Foto: João Garrigó)
A Cidade do Trânsito é toda sinalizada. (Foto: João Garrigó). A Cidade do Trânsito é toda sinalizada. (Foto: João Garrigó).
Rota do bem
Ganhou destaque nacional a ideia do procurador federal Ramiro Rockenbach de Almeida, de Mato Grosso do Sul, que filmou situação insalubre de trabalha...
Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...



Parabéns ao Detran de Mato Grosso do Sul.
Só não conseguir visulizar a a competição do espaço com os veículos.
Para mim faltou as miniaturas dos veículos para mostrar a dificultade dos pedestres e os veículos.
Acredito que será de grande valor para a Educação do Trânsito para as nossas crianças.

 
ANTONIO MARIA DE OLIVEIRA. em 22/05/2011 08:12:55
Excelente idéia aliar passeio, educação,cidadania e fé. Poderia aproveitar tb o espaço p/ outras datas comemorativas (7 setembro,dia do soldado, dia das crianças,festa junina,páscoa p/ o ano que vem e porque não dia dos namorados com casinhas de comida e shows ?Aproveite p/ orientar qto à saúde,doenças e gravidez.
 
Fabiana Marques Souza em 06/05/2011 12:45:00
Não podemos apenas viver de apresentação por alguns dias sobre sinalização,devemos por em pratica e exigir do orgão competente que sinalize as vias do dia a dia para que as crianças de hoje não pense que tudo é apenas diversão.O dia hoje com relação ao trânsito esta dificil de se conviver.Falei
 
Luiz Carlos Santos Messias em 06/05/2011 11:44:27
Ótima utilização do espaço!
Parabéns!
Nota: Poderia durar até mais que o dia 15 de maio!
 
Tiaia Fernandes Martinez em 05/05/2011 04:34:24
Parabéns!! Excelente utilização desse espaço.
 
christopher pinho ferro scapinel em 05/05/2011 03:46:46
Excelente projeto educativo. Parabéns pela iniciativa. Meu filho participou e coloca em prática o que aprendeu, mostrando ter um bom comportamento. Um 'País com Cultura é um País do Futuro.

Poderia fazer uma cidade da Política também, para educar e ensinar os Políticos a serem Políticos.

É bom ter esperança e acreditar que um dia as coisas vão melhorar...
 
Armando Cirilo de Souza em 05/05/2011 02:03:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions