A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

11/07/2011 14:32

Coleção de livros que resgata a história de Mato Grosso do Sul será lançado hoje

Francisco Júnior

Coleção conta com três livros

A terceira caixa com três livros da coleção “Documentos para a história de Mato Grosso do Sul” vai ser lançada esta tarde, às 15h, na Governadoria.

O conjunto contém reedições de originais publicados no século passado dos volumes: Ulrico Schimidl no Brasil Quinhentista; Na Era das Bandeiras – Affonso Taunay; e À Sombra dos Hervaes – Virgílio Correa Filho. A cerimônia de lançamento é aberta à imprensa.

As obras são consideradas raras pelo conteúdo apresentado, pela antiguidade e número de publicações existentes. “Esta coleção está selecionando livros e documentos impressos que são de fundamental importância para a escrita da história de Mato Grosso do Sul sob um olhar sul-mato-grossense”, diz o historiador e professor da Universidade Federal (UFMS), Gilson Rodolfo Martins, que integra a comissão de organizadores da coleção, da qual também fazem parte os professores Paulo Roberto Cimó Queiroz e Valmir Batista Corrêa, além do secretário de Fazenda do Estado, Mário Sérgio Lorenzetto.

A primeira caixa foi lançada em maio de 2009 e também contém três livros: “Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata”, do espanhol Ruy Diaz de Guzman; “Oeste – Ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de Nélson Werneck Sodré e “Pantanais Mato-Grossenses”, do cuiabano Virgílio Correa Filho.

O segundo lançamento, em 2010, trouxe os volumes: “Jesuítas e Bandeirantes no Itatim”, de Jaime Cortesão, que reúne documentos dos séculos XVII e XVIII sobre a bacia platina; “Oeste de São Paulo, Sul de Mato-Grosso”, de autoria de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa; o terceiro volume, escrito por Mário Monteiro de Almeida, tem como título “Episódios históricos da formação geográfica do Brasil”.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



muito bom mesmo. tenho alguns deles. a imprensa oficial de são paulo também reeditou livros de mapas do matogrosso.
eu tenho um antigo do correa filho que quero reedita-lo.
descreve o MT em 1921.
 
paulo cesr de castro silveira em 11/07/2011 03:13:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions