A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

14/09/2013 17:18

Mostra de teatro contemporânea prossegue até domingo no Aracy

Zemil Rocha
Cena da peça Estamira que será apresentada esta noite no teatro Aracy Balabanian (Foto: divulgação)Cena da peça "Estamira" que será apresentada esta noite no teatro Aracy Balabanian (Foto: divulgação)

Começou na quarta-feira (11) e prossegue até amanhã (15), no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, a Mostra de Teatro Ofit Cena Contemporânea. Neste sábado, a partir das 20h30, acontece a apresentação da peça “Estamira – Beira do Mundo”, com direção de Beatriz Sayad.

Veja Mais
Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos no Rio de Janeiro
Grupos de teatro se mobilizam no Paço pela implantação do Sistema de Cultura

A peça conta a história de uma catadora de lixo, doente mental crônica, com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora. A peça não só é um documentário sobre Estamira, mas também um depoimento pessoal e artístico de Dani Barros, que reconheceu na história da personagem da vida real retratada no filme de Marcos Prado parte da sua experiência pessoal. O pano de fundo da história é o lixão, porta pela qual adentramos o universo de Estamira. Lá são encontradas cartas, memórias, histórias que não conseguimos jogar fora. Dani Barros é conhecida do grande público por suas participações em novelas da rede Globo e do seriado "Minha nada mole vida".

Essa peça foi ganhadora dos prêmios Questão de Crítica, Shell, APTR E APCA na categoria “Melhor Atriz”, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo), Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama), Prêmio APTR (texto, espetáculo e produção). Grande sucesso de público e crítica em 2011, “Estamira – Beira do Mundo” esteve na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo, entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo.

A estreia da mostra, na quarta, foi com peça “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”, inspirada no universo de Jorge Luis Borges. Ontem, foi encenada “Facas nas Galinhas”, com a direção de Francisco Medeiros.

No domingo (15) será feita a apresentação da peça “Gota d'água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, com adaptação de Eder Rodrigues.

Peças conhecidas - Com o propósito de fortalecer a cultura do Mato Grosso do Sul, a Ofit - promove, desde 2002, ações contínuas voltadas para as artes cênicas. Peças conhecidas do grande público como, "no gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos", "A Serpente" e Gota d água, conseguiu-se formar bom público e demonstrar o mérito em suas ações.

Para esse semestre, a Cia investe em um novo desafio: Realizar uma mostra de teatro em que coloca a condição humana e o texto como eixo central das ações, visando a reflexão crítica por parte do público. Esta edição inaugural contará com 4 (quatro) apresentações de espetáculos premiados e de reconhecimento nacional. A mostra tem o financiamento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul - FIC/MS.

Selecionadas pelo curador Guilherme Marques (SP) e o diretor teatral Nill Amaral, as peças são baseadas essencialmente na expressividade do intérprete, apresentando textos de autores consagrados e de novos dramaturgos. Assim, durante quatro dias o público poderá vislumbrar espetáculos consistentes, com indicações a títulos brasileiros relevantes, como prêmio Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Cooperativa Paulista de Teatro (CPT).

 

Serviço

Data: 11 a 15 de setembro de 2013
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário: 20h30
Local: Teatro Aracy Balabanian, Rua 26 de agosto, 453
Centro – Campo Grande/MS

 

Grupos de teatro se mobilizam no Paço pela implantação do Sistema de Cultura
Coletivos da Cultura de Campo Grande protestaram no final da manhã desta quarta-feira (11), em frente ao Paço Municipal, pela implantação do Sistema ...
Fundação abre inscrições para atrações de MS no Festival de Bonito
A Fundação de Cultura do Governo do Estado abriu inscrições para selecionar espetáculos musicais e cênicos de Mato Grosso do Sul para compor a progra...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions