A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

14/09/2013 17:18

Mostra de teatro contemporânea prossegue até domingo no Aracy

Zemil Rocha
Cena da peça Estamira que será apresentada esta noite no teatro Aracy Balabanian (Foto: divulgação)Cena da peça "Estamira" que será apresentada esta noite no teatro Aracy Balabanian (Foto: divulgação)

Começou na quarta-feira (11) e prossegue até amanhã (15), no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, a Mostra de Teatro Ofit Cena Contemporânea. Neste sábado, a partir das 20h30, acontece a apresentação da peça “Estamira – Beira do Mundo”, com direção de Beatriz Sayad.

A peça conta a história de uma catadora de lixo, doente mental crônica, com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora. A peça não só é um documentário sobre Estamira, mas também um depoimento pessoal e artístico de Dani Barros, que reconheceu na história da personagem da vida real retratada no filme de Marcos Prado parte da sua experiência pessoal. O pano de fundo da história é o lixão, porta pela qual adentramos o universo de Estamira. Lá são encontradas cartas, memórias, histórias que não conseguimos jogar fora. Dani Barros é conhecida do grande público por suas participações em novelas da rede Globo e do seriado "Minha nada mole vida".

Essa peça foi ganhadora dos prêmios Questão de Crítica, Shell, APTR E APCA na categoria “Melhor Atriz”, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo), Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama), Prêmio APTR (texto, espetáculo e produção). Grande sucesso de público e crítica em 2011, “Estamira – Beira do Mundo” esteve na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo, entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo.

A estreia da mostra, na quarta, foi com peça “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”, inspirada no universo de Jorge Luis Borges. Ontem, foi encenada “Facas nas Galinhas”, com a direção de Francisco Medeiros.

No domingo (15) será feita a apresentação da peça “Gota d'água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, com adaptação de Eder Rodrigues.

Peças conhecidas - Com o propósito de fortalecer a cultura do Mato Grosso do Sul, a Ofit - promove, desde 2002, ações contínuas voltadas para as artes cênicas. Peças conhecidas do grande público como, "no gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos", "A Serpente" e Gota d água, conseguiu-se formar bom público e demonstrar o mérito em suas ações.

Para esse semestre, a Cia investe em um novo desafio: Realizar uma mostra de teatro em que coloca a condição humana e o texto como eixo central das ações, visando a reflexão crítica por parte do público. Esta edição inaugural contará com 4 (quatro) apresentações de espetáculos premiados e de reconhecimento nacional. A mostra tem o financiamento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul - FIC/MS.

Selecionadas pelo curador Guilherme Marques (SP) e o diretor teatral Nill Amaral, as peças são baseadas essencialmente na expressividade do intérprete, apresentando textos de autores consagrados e de novos dramaturgos. Assim, durante quatro dias o público poderá vislumbrar espetáculos consistentes, com indicações a títulos brasileiros relevantes, como prêmio Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Cooperativa Paulista de Teatro (CPT).

 

Serviço

Data: 11 a 15 de setembro de 2013
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário: 20h30
Local: Teatro Aracy Balabanian, Rua 26 de agosto, 453
Centro – Campo Grande/MS

 

Grupos de teatro se mobilizam no Paço pela implantação do Sistema de Cultura
Coletivos da Cultura de Campo Grande protestaram no final da manhã desta quarta-feira (11), em frente ao Paço Municipal, pela implantação do Sistema ...
Fundação abre inscrições para atrações de MS no Festival de Bonito
A Fundação de Cultura do Governo do Estado abriu inscrições para selecionar espetáculos musicais e cênicos de Mato Grosso do Sul para compor a progra...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions