A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

03/08/2011 10:04

Devoção e bolo de 70 metros marcam aniversário da Igreja Perpétuo Socorro

Paula Vitorino

Igreja tem a construção mais antiga da Capital e completa hoje 70 anos. (Fotos: Simão Nogueira)Igreja tem a construção mais antiga da Capital e completa hoje 70 anos. (Fotos: Simão Nogueira)
Devotos abraçaram Igreja no início do dia. Devotos abraçaram Igreja no início do dia.

O aniversário de 70 anos da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nesta quarta-feira (3), começou com um grande abraço envolta do prédio, seguido do parabéns, para simbolizar todo o amor dos devotos ao Santuário.

As festividades para comemorar a data começaram ontem e seguem até amanhã (4). Hoje, ainda haverá a partilha do bolo de 70 metros, às 19h. São esperadas cerca de 30 mil pessoas ao longo do dia.

Para a comunidade, as comemorações do aniversário são motivo de alegria e orgulho. O prédio da Igreja é considerado o mais antigo de Campo Grande, com a construção original mantida ao longo desses 70 anos.

A construção foi erguida pela iniciativa dos padres Redentoristas, que são responsáveis por divulgar o ícone da Perpétuo Socorro por todo o mundo e, desde então, estão a frente da Paróquia.

A Igreja também é a primeira dedicada a Perpétuo Socorro, na Capital, e em 1999 recebeu o decreto de Santuário à Nossa Senhora. O local tem capacidade para 1 mil pessoas sentadas e já foi o cenário de mais de 27 mil batizados e cerca de 6 mil casamentos.

A devoção a Nossa Senhora que marcou o início da obra é o que também hoje move mais de 20 mil devotos a novena de quartas-feiras. Ao longo do dia são 15, iniciadas interruptamente de uma em uma hora e intercaladas com três missas – 6h, 12h e 21h.

A partir da próxima semana, serão 16 novenas ao todo, anuncia o padre Dirson Gonçalves

Irmãs Oliveira, com a pequena Ana Clara, frequentam fielmente a novena. Irmãs Oliveira, com a pequena Ana Clara, frequentam fielmente a novena.
Aos pés de ícone de Perpétuo Socorro, devotos fazem suas preces. Aos pés de ícone de Perpétuo Socorro, devotos fazem suas preces.

Devoção - Além da história presente em sua própria construção, o local é cenário de testemunhos de diversos fiéis que contam ter alcançado graças mediante a intercessão da padroeira.

As irmãs da família Oliveira se reúnem em todo dia da novena, fielmente, para agradecer as bênçãos e pedir a ajuda de Nossa Senhora antes de seguir para o trabalho.

“Antes, cada uma vinha em um horário diferente. Eu comecei a vir para pedir a intercessão pelo meu filho, que tentava passar no vestibular para medicina, aí sempre contava para elas sobre a novena e todas começaram a vir também”, conta Marcia Aparecida, de 42 anos.

A tradição de ir juntas para a novena começou neste ano, após a graça alcançada com o nascimento da sobrinha Ana Clara, de 6 meses. A gravidez de Cristina, de 35 anos, aconteceu após a benção com a intercessão de Perpétuo Socorro em Roma/Itália.

Ela havia perdido um bebê, quando a família viajou para a Europa e decidiu entregar o desejo da maternidade à Nossa Senhora. Meses depois da benção, Cristina engravidou.

“Acredito fielmente que foi graças a intercessão da Perpétuo Socorro. A gravidez foi quase imediata e mesmo eu tendo já 35 anos. A vida da minha filha hoje é uma prova da sua intercessão”, conta.

Desde que quando ainda estava na barriga da mãe, a pequena, de olhos claros e sorriso aberto, vai as novenas. “Com sete dias ela veio pela primeira vez, recebeu a benção do padre. A gente faz questão de trazer ela junto, é uma alegria”, conta Sandra.

O Santuário para as irmãs é um local santo e de encontro para todos os devotos, independente de classe social ou naturalidade.

“São as portas abertas de Nossa Senhora para o povo. O dia inteiro tem alguém aqui fazendo sua prece, agradecendo. É uma benção muito grande, uma conquista este Santuário”, frisa Cristina, que se emociona ao falar da importância da Igreja, onde também foi batizada.

Por todos os cantos da Igreja, em qualquer horário, é possível encontrar devotos fazendo suas preces ou agradecendo algum milagre. No final de cada novena, uma das cartas escritas por fiéis contando a graça alcançada é lida.

“São muitas cartas. Se você perguntar dentro da Igreja quem já alcançou alguma graça quase todas as mãos vão se levantar. Este Santuário cheio é uma benção de Nossa Senhora”, diz o padre.

No entanto, ele ressalta que os devotos não podem se esquecer ou confundir os papéis do Pai (Deus) e da Mãe (Nossa Senhora). “A fé a Nossa Senhora é fundamental, é um caminho que leva ao Pai. Mas é sempre preciso esclarecer que quem realiza a graça é o Pai, a mãe só intercede, como em uma família onde a mãe acaba sempre pedindo pelos filhos”, explica.

Padre foi conferir hoje pela manhã os preparativos do bolo, junto com o confeiteiro Nabor Marques. Padre foi conferir hoje pela manhã os preparativos do bolo, junto com o confeiteiro Nabor Marques.

Bolo e festa - Ao longo desta quarta-feira as novenas continuam, de uma em uma hora, mas às 19h haverá a partilha do bolo de aniversário, de 70 metros. Serão ao menos 25 mil pedaços e 1.150 quilos de bolo.

Desde ontem, oito pessoas trabalham em uma padaria da Capital para fazer as 70 assadeiras de bolo. Às 14h a montagem do bolo gigante começa na rua lateral da Paróquia, Alexandre Fará, que será fechada para o evento.

O bolo é de laranja, com cobertura de chantilly, e o centro terá a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da Paróquia. Os pedaços serão distribuídos gratuitamente aos visitantes, após o parabéns e a benção.

As comemorações terminam amanhã (4), com Sessão Solene na Câmara Municipal de Campo Grande, às 19h. Serão homenageadas 20 pessoas que fizeram parte da Paróquia ao longo dos 70 anos.

Serviço - A Igreja fica na avenida Afonso Pena, 377 – Amambai. Mais informações pelo telefone 67 3317- 4966 ou no site www.perpetuosocorrocampogrande.com.br.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



"Sempre estarei à serviço do reino, Obrigada Deus e a nossa querida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por tantan bençãos em minha vida e na vida das pessoas.AMÉM!
 
Ana Paula Fenelon em 03/08/2011 12:39:36
Obrigado maenzinha do Perpetuo Socorro por esta casa linda e abencoada,paqrabens tds vcs que cuidam teste lugar maravilhoso.uma devota mt abençoada...Amem....
 
Fabiana Cristina da Silva em 03/08/2011 12:24:13
parabéns!!! que Deus e nossa Senhora, seja sempre louvado nesse santuario de muita fé.
obrigada.
 
marisete sandim de almeida em 03/08/2011 12:24:11
Sou devota de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e to mto feliz com a festa no Santuario, fico mais feliz em ver tantas gente no Santuario nas quartas feiras a mobilização de fé é muito grande....Graças a Deus!!!Em tempos de tantas coisas ruins, tantas dificuldades, ver como é grande a fé do povo que acredita em Deus e na maezinha é muito emocionante....Parabens ao Santiuario...Que Deus abençoe!!!!
 
elisa zocal em 03/08/2011 10:56:58
Parabéns !!! O santuário juntamente com a nossa mãezinha, estão sempre de braços abertos, para nos receber.
 
camila santos de almeida em 03/08/2011 10:55:15
Obrigada minha mãezinha por todos as graças q tenho recebido até agora, especialmente pela minha família e pelo meu trabalho. Peço a insterseção todos os dias para q sua benção seja derramada sobre nós. Parabéns ao Santúario e a todos os padres redentoristas!!!!!!
 
Gloria Maria em 03/08/2011 08:19:48
A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma verdadeira bênção para muitos devotos que podem contar com uma Mãe tão generosa p/ pedir graças e agradecer...




 
MARCIA APARECIDA DE OLIVEIRA em 03/08/2011 04:45:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions