ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Dia do Índio leva centenas de crianças ao museu

Redação | 19/04/2010 17:21

O Museu do Índio (ou Dom Bosco), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, recebeu nesta segunda-feira a visita de 136 crianças levadas por duas escolas particulares.

Foi um dia de festa e lições, com atividades preparadas especialmente para os alunos: oficina de argila, artesanato, pintura corporal e teatro de fantoche.

Aluno do 3º ano do Colégio Modelo, Vinicius Souza Lima, de 8 anos, conta que aprendeu a fazer pulseirinhas indígenas.

Já a aluna do 8º ano, Lethícia Gueiros, de 12 anos, disse que aprendeu bastante sobre a cultura indígena com o teatro. Por meio dos fantoches foram contadas duas histórias dos índios da etnia Bororo: a lenda do Guaraná e como surgiram as estrelas.

"Os cocares foram as coisas que mais me interessaram", diz a aluna Amanda Kethleen, de 12 anos.

As crianças deixaram o museu levando um pouco mais que um sorriso no rosto. As marcas da visita estão, literalmente, na cara e também nos braços, através das pinturas indígenas.

No caso da pintura nos braços, elas foram feitas com genipapo e vão permanecer nas crianças por até 15 dias. "Já avisaram que não adianta ficar esfregando que não sai", conta a coordenadora Patrícia Luz, do Colégio Modelo. As crianças levaram autorização dos pais para que a pintura fosse feita.

O biólogo Kwok Chiu Cheung, que trabalha no museu, conta que é frequente a visitação de escolas ao local. Mas tem muita gente que não sabe que o Museu do Índio está no Parque das Nações Indígenas, na última entrada pela avenida Afonso Pena.

Fundado em 1950, o Museu Dom Bosco abre de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Ele não abre às segundas-feiras, exceto em datas especiais, como hoje. Quando isso acontece, o museu fica fechado na terça-feira seguinte.

De acordo com Kwok Chiu Cheung, o Museu do Índio tem a coleção de artefatos Bororo mais completa do mundo.

Entre as etnias representadas estão Xavante, Terena, Bororo e Karajá. Os ingressos custam R$ 5,00. Visitas agendadas pelas escolas são gratuitas.

Nos siga no Google Notícias