ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Semana do Museu terá visitações na Capital

Redação | 17/05/2009 15:26

A prefeitura de Campo Grande programou atividades nesta semana, em alusão ao Dia Internacional do Museu, comemorado nesta segunda-feira, dia 18 de maio.

Entre os dias 19 e 22, o Museu José Antônio Pereira receberá a visita de vários estudantes das escolas municipais da Capital, que chegarão ao local em ônibus da prefeitura.

O objetivo da ação é fazer com que os alunos conheçam um pouco mais da história da cidade através da saga de seu fundador, José Antônio Pereira.

O museu, que na verdade é a casa onde viveu Antônio Luiz Pereira, filho do desbravador, reúne um acervo de antiguidades da época como as camas que pertenceram à família, um pequeno engenho de cana e um monjolo, utilizado para debulhar grãos. Além das peças que pertenceram à família, há também muitos objetos doados.

No interior do museu existe uma maquete, que mostra como eram construídas as paredes da casa, feitas de taipa de pau a pique. O material foi feito pelo construtor Gregório Corrêa, o "Goinha", responsável por reparar as eventuais rachaduras que aparecem na casa.

Antes de se tornar museu, o local era chamado de Fazenda Bálsamo e pertencia a Carlinda Pereira Contar, que em 1966 doou o lugar ao município. Em 1983 o local foi tombado e em 1999 foi completamente restaurado.

Serviço - O Museu José Antônio Pereira, está localizado na Avenida Guaicurus e fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (67) 3314-3192.

Nos siga no Google Notícias