ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Teatro de Anônimo inicia oficinas do 2º Festcamp

Redação | 12/08/2008 12:52

Cerca de quarenta pessoas participaram hoje da primeira oficina de técnicas teatrais do 2º Festcamp (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande). A oficina ocorreu no Centro Cultural com João Carlos Artigos, do grupo teatral carioca 'Teatro de Anônimo'.

Os participantes enfrentaram alguns exercícios com bom humor e resignação aos comentários de João Carlos. "Minha filha, a felicidade do palhaço é ser um idiota, e a senhora é uma excelente idiota, só falta algum instrumental técnico", disse o ator após as tentativas fracassadas de uma das participantes.

Apesar das piadas, o ator reforçou durante as 3 horas da oficina a necessidade de dedicação. "O fundamental é que a brincadeira que fazemos aqui seja levada a sério, para que possamos chegar a uma verdadeira comunicação. A gente treina para ser ridículo, e isso é um trabalho que nunca alcança um lugar seguro, precisa de manutenção permanente e se perde se você não está atento".

Para João Carlos, um dos papéis mais importantes da oficina é levar aos interessados a concepção de que o trabalho do palhaço e do ator é um ofício como outro qualquer. "Assim como um sapateiro precisa saber do tratamento do couro, da sola, do prego, o ator precisa das técnicas do seu trabalho. E a técnica fundamental do ator é ser. O ator é. Sua ação ocorre exatamente no instante, e a ansiedade por exemplo, impede que a gente perceba e atue com eficácia nesse instante".

Lina Maria Gonzalez, que veio da Colômbia com sua companhia de dança acrobática para o Festival de Inverno, aproveitou a oportunidade da oficina em Campo Grande para saber mais sobre um trabalho que ela já conhecia. "Eu vi o Homem-Bomba no Rio de Janeiro, e é um peça muito legal, então foi ótimo poder me aproximar mais do trabalho".

O ator campo-grandense Arce Correia, acredita que a abertura de parte do processo de produção do  'Teatro de Anônimo' permitiu uma troca de informações mesmo com o tempo curto. "

Nos siga no Google Notícias