A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

03/03/2014 23:56

Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consagrados pelos brasileiros, Zico e Senna, mas os enredos também vão levar para a avenida outros temas, como a beleza de Pernambuco e do próprio Rio de Janeiro, entre outros. No total, seis escolas vão se apresentar.

Veja Mais
Cantora Cassiane é atração de hoje da Quinta Gospel na Praça do Rádio
Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje

A Mocidade Independente vai abrir o segundo dia de desfiles do Grupo Especial. A escola de Padre Miguel, zona oeste do Rio, vai levar para o Sambódromo uma homenagem ao carnavalesco Fernando Pinto, autor de enredos marcantes da agremiação, como o ecológico Como Era Verde o Meu Xingu; o campeonato em 1985, com Ziriguidum 2001, Um Carnaval nas Estrelas; e o vice-campeonato com Tupinicópolis, em 1987, ano em que morreu. Fernando Pinto nasceu em Pernambuco e, por isso, em 2014, a escola vai de Pernambucópolis.

No texto de apresentação do enredo, a Mocidade conta o que espera do desfile: "E é hora de voltar, pelo tempo caminhar. Mas eu quero mais samba, quero mais cores, mais alegria, mais Pernambuco! Quero um pouco de tudo que vi e ouvi, senti e brinquei. Vivi e vivo de sonhos, de transformar e criar. Vivo de emoções. E todas essas emoções agora vão comigo, pois eu preciso dessa cor, dessa alegria, de uma gente e uma terra como essa", aponta a escola.

A segunda a entrar na avenida será a União da Ilha. Escola conhecida pela irreverência, não fugiu à tradição e vai levar o enredo É Brinquedo, É Brincadeira, a Ilha Vai Levantar Poeira! e convida o público, na apresentação do tema, a entrar na brincadeira: “Abra o baú da memória, pegue um brinquedo e invente uma história. Relembre a alegria desta herança. Levante a poeira, volte a ser criança”.

A campeã de 2013 será a terceira a desfilar. A partir do sertão brasileiro, a Unidos de Vila Isabel vai falar da riqueza natural do país e vai destacar as manifestações culturais do Brasil. A escola vai lutar pelo bicampeonato com a força dos componentes da comunidade da zona norte no enredo Retratos de um Brasil Plural.

A Imperatriz Leopoldinense escolheu um ídolo do futebol para homenagear e esquentar as arquibancadas do Sambódromo. O jogador Arthur Antunes Coimbra, o Zico, é o tema do enredo Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz. Mas o enredo não ficará apenas com referências do futebol e vai mostrar que Zico, nascido em uma família pobre, se tornou rei dos gramados e teve várias conquistas internacionais. O desfile vai coincidir com o aniversário do ídolo, que faz 61 anos.

A Portela vai ser a quinta escola na avenida e promete lutar pelo título que não conquista desde 1984, quando desfilou com o enredo Contos de Areia. A agremiação de Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio, vai falar da história do Rio e, como diz no texto de apresentação do enredo Rio, de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião, a escola vai exaltar “o povo que se fez transformador de seu destino, de sua cultura e de sua cidade”.

A Unidos da Tijuca vai ser a última agremiação a desfilar, encerrando também as apresentações do Grupo Especial em 2014. A escola da zona norte do Rio vai fazer uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1, morto em 1994. O premiado carnavalesco Paulo Barros promete sacudir a Marquês de Sapucaí com o enredo Acelera, Tijuca!, e transformar a avenida em um grande prêmio.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Mais de 100 mil pessoas devem assistir aos desfiles do carnaval em SP
Um público estimado em 110 mil pessoas deve comparecer ao sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade de São Paulo, para assistir às apresentações...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions