ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Apesar da maioria reprovar, há gente que acredita em Dunga na seleção

Helton Verão | 21/07/2014 16:02
João comenta acreditando em boato, e quando avisado que está praticamente certo o retorno ao comando, se assusta (Foto: Marcelo Victor)
João comenta acreditando em boato, e quando avisado que está praticamente certo o retorno ao comando, se assusta (Foto: Marcelo Victor)
Fausto vê Dunga como o "bonequinho" da CBF e convoca como ela quer  (Foto: Marcelo Victor)
Fausto vê Dunga como o "bonequinho" da CBF e convoca como ela quer (Foto: Marcelo Victor)
Belarmino crê que a mudança ocorra para pior  (Foto: Marcelo Victor)
Belarmino crê que a mudança ocorra para pior (Foto: Marcelo Victor)
Mário pede para acabar com as escolhas de gaúchos para o comando e sugere Zico  (Foto: Marcelo Victor)
Mário pede para acabar com as escolhas de gaúchos para o comando e sugere Zico (Foto: Marcelo Victor)

Com a confirmação de Dunga como novo treinador da seleção brasileira começaram os pitacos e criticas sobre a escolha, em razão do campeão mundial ter fracassado em sua primeira oportunidade, terminada em 2010 e também por ter pouca experiência como treinador. Mas ainda existem torcedores na Capital que apostam em um ciclo vitorioso do novo/velho comandante.

A maioria dos entrevistados não aprovou o retorno, que foi afirmado primeiramente pela rádio Joven Pan. Além de citar Muricy Ramalho e Adenor Tite como melhores qualificados para o cargo. “Não gostei, vai piorar a situação, pois ele já mostrou que não ter condições de bons resultados. Muricy e Tite tem um currículo melhor que o dele, alias ele não tem quase nada no seu histórico de treinador”, ressalta o vendedor ambulante João Correa, 81 anos.

O promotor de vendas Fausto Júnior, 28 anos, trata Dunga como um profissional sem personalidade e que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quem escolhe os jogadores da seleção. “O Dunga não vai mandar em nada, a CBF quem escolhe os atletas e ele é apenas uma bonequinha que finge ser treinador. Muricy Ramalho seria um bom nome. A CBF quis mostrar que iria colocar alguém com autoridade no cargo, afinal o Felipão desse ano não era o mesmo de 2002”, resume e compara Júnior.

O idoso Belarmino Pereira, 70 anos, segue a linha de raciocínio dos demais torcedores. “Não tem currículo, não vai mudar, que dizer se mudar será para pior”, lamenta o vendedor.

O garçom Mário Luiz, pede para que a CBF pare de querer sempre gaúchos para o cargo de técnico e pede Zico. “Chega de gaúchos. Zico poderia ser o cara, já treinou várias seleções pequenas e foi muito bem. Agora Dunga terá que ceder por Neymar, mas não se apoiar somente na estrela do camisa 10. Afinal uma andorinha só não faz verão”, avisa o homem de 51 anos.

Vladimir não acha ruim a escolha e crê que a passagem anterior terminou com uma pitada de azar  (Foto: Marcelo Victor)
Vladimir não acha ruim a escolha e crê que a passagem anterior terminou com uma pitada de azar (Foto: Marcelo Victor)
Diego lembra dos tempos de jogador de Dunga e que ele é mais estrategista que Felipão  (Foto: Marcelo Victor)
Diego lembra dos tempos de jogador de Dunga e que ele é mais estrategista que Felipão (Foto: Marcelo Victor)

Quem aceita – Apesar da iminente rejeição, existe torcedores que gostam de Dunga no comando. Entre os entrevistados, a autoridade do gaúcho pode ajudar na renovação do grupo. “A experiência e liderança dele do tempo de jogador será importante. Muito além da disciplina e da renovação, a parte da estratégia fará a diferença. Temos o exemplo da Alemanha nesta Copa”, comenta o estudante Diego Lani, 21 anos.

O promotor de vendas Vladimir Cordeiro, 29 anos, estava junto com Fausto, e não segue o mesmo raciocínio do amigo. “Gosto da ideia, a derrota de 2010 foi consequência de um jogo especifico em que deu azar. Sei que falavam muito do Tite, eu preferia o Muricy. Mas o agora o Dunga terá que renovar algumas posições, pelo menos em cada setor da equipe”, avalia Cordeiro.

Quase unanimidade entre os entrevistados, para eles o retorno de Kaká deverá acontecer agora que Dunga voltou. “O Kaká ganha sobrevida agora com o retorno dele”, completa Diego Lani.

Em comparação com o antecessor Felipão, Dunga dirigiu a equipe no dobro de partidas, 58 contra 29, e obteve aproveitamento superior. Em pouco menos de dois anos, o aproveitamento de Felipão foi 72,44%, enquanto Dunga conseguiu 75,86%.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou que irá anunciar o novo técnico da Seleção Brasileira na terça-feira (22), às 10 horas (de MS). O presidente da CBF José Maria Marin apresentará o novo técnico da Seleção Brasileira em entrevista coletiva na sede da entidade, na Barra da Tijuca.

Nos siga no Google Notícias