ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Atletas paralímpicos vivem ressaca da perda de medalha, já de olho em 2016

Gabriel Neris | 15/09/2012 09:20
Ronaldo, Fernandes e Marcos vestiram a camisa da seleção brasileira em Londres (Foto: Gabriel Neris)
Ronaldo, Fernandes e Marcos vestiram a camisa da seleção brasileira em Londres (Foto: Gabriel Neris)

Dias depois de terem desperdiçado a chance de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Londres, os três jogadores sul-mato-grossenses que vestiram a camisa da seleção brasileira de futebol 7 PC (Paralisia Cerebral) ainda buscam explicações. Ao mesmo, desde já almejam estar na disputa de 2016, que vai ser no Brasil.

Marcos Santos Ferreira, 34, Fernandes Celso Alves Vieira, 33, e Ronaldo Almeida de Souza, 22, estão em Campo Grande desde terça-feira (11) sem a medalha desejada.

O goleiro Marcos participou pela quinta vez na carreira das Paralímpiadas. Bronze em Sidney, no ano de 2000, e prata quatro anos mais tarde, em Pequim, Marcos acredita que este foi o melhor time brasileiro entre todos os torneios.

“Nos outros anos não tinha suplente à altura. Hoje essa é a melhor seleção”, exalta o goleiro. “O grupo atual tem menos de um ano jogando junto e conseguimos bater de frente com as potências do futebol”, ressalta Fernandes.

A campanha brasileira na primeira fase contou com vitória sobre Grã-Bretanha e Estados Unidos e empate com Ucrânia, favorita ao lado da Rússia. O resultado por 1 a 1 trouxe confiança a equipe, porém o Brasil teria a Rússia pela frente nas semifinais.

“O placar de 3 a 1 não mostrou o que foi. A gente estava ganhando, jogando bem”, recorda Marcos.

Se a derrota para a Rússia foi traumatizante, a goleada sofrida para o Irã por 5 a 0 na disputa do bronze se tornou decepcionante. “Não quero nem falar sobre isso”, brinca Marcos. “A gente sentiu que tinha condições de trazer a medalha, mas o time entrou desligado, desconcentrado”, explica.

Foram três gols sofridos em seis minutos de partida. A ausência de Ronaldo da equipe, suspenso por ter tomado dois cartões amarelos, também foi sentida.

A final foi realizada entre Rússia e Ucrânia. “São os melhores times, são profissionais. Cada jogador da Rússia ganhou R$ 300 mil de premiação do Mundial, e dizem que ganhariam R$ 400 mil com o ouro”, conta o goleiro sul-mato-grossense.

Rio de Janeiro – Os Jogos Paralímpicos de Londres foram novidades para Fernandes e Ronaldo, que disputaram pela primeira vez. A esperança é retornar aos Jogos do Rio de Janeiro.

“Participar em Londres foi uma excelente novidade, tenho a maior honra em representar nosso estado. Fico chateado por não ter ganhado a medalha, mas sei que dei o meu melhor”, comenta Fernandes.

Ronaldo garante que estará vestindo a camisa da seleção brasileira novamente daqui a quatro anos. “Se for preciso, vou até de muleta”, diz o jogador que marcou o primeiro gol do Brasil nos Jogos deste ano.

Os jogadores comentam que existe a possibilidade da CPB (Confederação Paralímpica Brasileira) realizar um intercâmbio com a Rússia. O objetivo é seguir o padrão de treinamento para fazer bonito no Rio de Janeiro.

O Brasil volta a jogar somente em 2013 na Espanha. Enquanto isso, os jogadores seguem treinando para o Campeonato Brasileiro que acontecerá entre os dias 14 e 28 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Ronaldo segue atuando pela ADD (Associação Campo-grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças), enquanto Fernandes e Marcos atuam pelo Caira, ambos de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias