ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Federação falha e desfalca MS para o brasileiro de boxe em Campo Grande

Zemil Rocha | 20/07/2013 15:58

O presidente da Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FBBMS), Marcelo . Nelcíades Honorato Nunes, mais conhecido como Marcelo Nunes, acabou desfalcando a equipe de Mato Grosso do Sul que vai participar do Campeonato Brasileiro de Boxe, que começa na segunda-feira (22) e prossegue até o dia 28 de julho, no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande. Atletas que são campeãs estaduais estarão fora da competição por falha de Nunes, que achou, equivocadamente, que elas eram profissionais.

“Posso até admitir que houve uma falha minha, no sentido de ter verificado se era ou não profissional, mas o último dia de inscrição foi 1º de julho e agora não tem mais jeito”, afirmou Marcelo Nunes. “Tentei convencer a Confederação Brasileira de Boxe, fiz de tudo que eu podia, mas não consegui. Fui para cima, mas regra é regra”, acrescentou Nunes, lamentando a situação e reconhecendo que foi “na onda” de alguns diretores da federação que disseram que as atletas eram profissionais do muay thai.

Em decorrência disso, Mato Grosso do Sul ficou sem poder contar com a atuais campeãs estaduais de boxe Fernanda Ebelbaum (54 quilos) e Sílvia Sandia Garcia (64 quilos) na disputa nacional. A primeira é tetracampeã estadual (2008, 2009,2010 e 2012) e campeã nacional de muay thai em 2011. Já Sílvia é tricampeã em sua categoria no Estado (2008, 2009 e 2012). Também ficou de fora a promissora atleta douradense Janaína Gomes Nascimento, que começou a lutar boxe há pouco tempo, mas também atua em K1 e muay thai.

Com isso, a equipe feminina do Estado, que poderia ter até 10 atletas, ficou com apenas cinco competidoras: Aline Santana (60 quilos), que é atleta da seleção brasileira de boxe; Yasmin Farol (64 quilos); Albanice Valério (75 quilos); Emília Reis (até 81 quilos); e Jéssica Gabriela (acima de 81 quilos). O técnico é Luiz Cláudio.

Revolta – A tetracampeã estadual de boxe Fernanda Ebelbaum ficou revoltada com o fato de não ter sido inscrita no Campeonato Brasileiro de Boxe, justamente quando a edição acontece em sua cidade, Campo Grande. “Estamos revoltadas com essa situação. Treinamos o ano intero e queremos participar”, declarou a tetracampeã. Segundo ela, há vários meses vinham tentando a inscrição, mas a federação estadual se recusava incluí-las na competição nacional.

“Nós estamos sabendo há três meses que o Campeonato Brasileiro de Boxe será realizado aqui em Campo Grande. Um mês antes o presidente disse que quem luta outras artes marciais não poderia participar. Mas não tem nenhuma regra nesse sentido no regulamento da CBBoxe (Conferação Brasileira de Boxe) e da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador)”, relatou Fernanda.

Segundo ela, as regras de 2013 da CBBoxe só não admite a participação de atleta que tenha participado de competição profissional ou tenha firmado contrato visando lucro com outra entidade. “Nunca tivemos nada disso. Participamos de forma amadora”, garantiu ela.

Indagado sobre essas exigências, Marcelo Nunes explicou que teve informações de diretores da Federação de que elas participavam de outras modalidades de luta. “Então, para mim, elas era atletas profissionais de muai thai. Quando descobriu a verdade, já era tarde”, justificou o dirigente esportivo. “São boas atletas de box e Mato Grosso do Sul vai desfalcado para o Campeonato Brasileiro”, emendou.

Fernanda e as atletas prejudicadas chegaram a ir ao Ministério Público e à Defensoria Pública para tentar juridicamente obrigar a Federação de Boxe do Estado a inscrevê-las, mas sem sucesso. “Nos disseram que o dano ainda não tinha se materializado, já que o campeonato começa na segunda-feira”, contou. “E aconselharam que a gente levasse um documento para ter assinatura do Marcelo Nunes, com a justificativa para negar nossa inscrição, mas o Marcelo não quis assinar”, disse.

Nos siga no Google Notícias