ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

13º na conta ou na berlinda

Ângela Kempfer | 10/10/2016 06:00

Alívio – O governo de Mato Grosso do Sul é um dos 12 estados no País a garantir o pagamento do 13º em dia este ano. Levantamento do jornal Estado de São Paulo buscou informações em todos os estados e a maioria não respondeu ou assumiu enfrentar dificuldades para quitar essa obrigação.

Lista limpa – Garantiram que o 13º sai em dia os governos de São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão.

Lista suja - Na outra margem dessa história, estão Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Roraima, que já anunciaram que não têm como pagar. E ainda tem estado que vai quitar o 13º, mas não sabe se terá dinheiro para os salários de dezembro, como Alagoas.

Presentão - O procurador jurídico da Câmara Municipal, André Scaff, dormiu comemorando o aniversário, do dia 7 de outubro, e acordou com a polícia na porta no dia 8. Pela terceira vez ele foi preso, agora acusado de ameaçar testemunhas e combinar depoimentos decorrentes da Operação Midas

Êxodo – A região da Usina Hidrelétrica Porto Primavera, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, enfrenta um êxodo desde o ano 2000. As cidades estão encolhendo, segundo o IBGE. Os trabalhadores que ajudaram na construção e depois na ampliação da maior barragem do País estão abandonando a região em busca de emprego fora.

Day after - Em Paranaíba, o gasto com diárias dos vereadores voltou a revoltar os eleitores da cidade. Na semana posterior as eleições, a Câmara autorizou R$ 20 mil em gastos só com diárias de viagens dos parlamentares. Para passar 3 dias em Campo Grande, o valor pago a uma pessoa só chegou a R$ 2,6 mil

Bola fora – Durante todo o sábado, havia rumores de que a parceria entre Bernal e Maquinhos já estava fechada para o segundo turno das eleições. Mesmo assim, assessores bem próximos do prefeito chegaram a ligar na redação do Campo Grande News para negar a história e zombar do "boato" sem fundamento. Horas depois, a verdade veio à tona.

Fora do ar - Rose Modesto e Marquinhos Trad voltam ao programa eleitoral gratuito hoje prometendo elevar o nível do debate, sem acusações ou alfinetadas. Também não devem colocar apoiadores no ar. Até o derrotado com maior número de votos deve ficar de fora. Não há previsão de Alcides Bernal voltar às telas para dar apoio público a Marquinhos, por exemplo.

Famosos - Os jovens guarani do grupo de rap Brô MC's lançou no fim de semana em São Paulo o clipe da música "Eju Orendive" (Venha conosco). Os meninos, sem muito destaque regional, são elogiados no principal mercado do País e o clipe integra a segunda edição da Aldeia SP - Bienal de Cinema Indígena.

Som bom - Outro sul-mato-grossense na música que anda bem por lá é Jonavo, do Folk Na Kombi, banda que este mês fez o 1º show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, lugar emblemático da arte nacional. Também gravou na mesma noite o 2º DVD da banda, desta vez inteiro captado ao vivo.

Barulhão - Obra de supermercado na Spipe Calarge estão tirando o sono de moradores da região. As máquinas trabalham de segunda a segunda e nem no domingo o povo consegue dormir sossegado.

Nos siga no Google Notícias