ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Bernal clama por orações para concluir mandato

Edivaldo Bitencourt | 07/10/2015 06:00

Novo rumo – O MPF (Ministério Público Federal) está com novo chefe em Mato Grosso do Sul. O procurador regional da República, Emerson Kalif Siqueira foi empossado no cargo pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot. O substituto na chefia é Silvio Pettengil Neto.

Importância – Em Mato Grosso do Sul, a investigação mais importante conduzida pelo MPF é a Operação Lama Asfáltica, que apura envolvimento de empresários e políticos em fraudes em licitações públicas estaduais. O montante investigado supera R$ 600 milhões.

Só por Deus – O prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), pediu, na manhã de ontem (6), que os moradores o coloquem em suas orações. Segundo o chefe do Executivo, ele pede a ajuda de Deus para ter condições de trabalhar e concluir o mandato. Ele teme um "segundo" golpe, como vem admitindo em entrevistas.

Irritado – Bernal deixou claro que não gostou da decisão da Justiça que soltou o empresário João Amorim, dono da Proteco. Ele destacou que há provas e gravações de conversas que o empreiteiro atuou para lhe cassar o mandato de prefeito no ano passado.

Reforço – Já os vereadores aproveitaram a ação do promotor de Justiça, Alexandre Capibaribe Saldanha, para reforçar as críticas contra Bernal. Eles destacaram que o pedido de afastamento do cargo e a devolução de R$ 13 milhões reforça o trabalho feito pelo legislativo, que levou à cassação de Bernal.

Não foi assim – O advogado Jail Azambuja, defensor de Gilmar Olarte, não gostou da informação do hospital, de que ele não teve crise hipertensiva. Ele destacou que, além da dipirona, o prefeito afastado foi medicado para baixar a pressão.

Quem vai pagar – Os deputados da CPI do Cimi decidiram convocar três pessoas para depor. A única dúvida foi saber quem vai pagar as passagens e hospedagens dos depoentes, considerando-se que os convocados não residem em Mato Grosso do Sul. A presidente da CPI, Mara Caseiro (PTdoB) vai pedir a liberação do dinheiro ao presidente do legislativo, Junior Mochi (PMDB).

Título – Aliás, Mara decidiu transferir o título eleitoral para Campo Grande. Prefeita de Eldorado por dois mandatos, a deputada colocou o nome para ser a candidata a prefeita em 2016. No entanto, ela não é o único nome. Márcio Fernandes (PTdoB) também cogita disputar a sucessão de Bernal.

Coffee Break – A Polícia Civil também investigou o escândalo da suposta compra de vereadores para cassar o mandato de Alcides Bernal. A investigação foi conduzida pela Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado). A delegada Ana Cláudia Medina já enviou o inquérito para análise do Gaeco.

(colaboraram Aline dos Santos, Leonardo Rocha e Michel Faustino)

Nos siga no Google Notícias