ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Bioparque "fecha" para visita de ministro da Suprema Corte

Por Anahi Zurutuza, Geniffer Valeriano, Maristela Brunetto e Gabriela Couto | 23/03/2024 07:00
Ministro Dias Toffoli durante passeio pelos aquários (Foto: Bioparque Pantanal/Divulgação)
Ministro Dias Toffoli durante passeio pelos aquários (Foto: Bioparque Pantanal/Divulgação)

Vapt vupt – Convidado a palestrar em Campo Grande em evento, a porta fechadas, direcionado a profissionais do Direito do Trabalho, principalmente, e do agronegócio, o ministro Dias Toffoli teve passagem “relâmpago” pela Capital. No Bioparque Pantanal, local do simpósio, foi blindado para que não “perdesse tempo” com a imprensa. Em certo momento, a assessoria de imprensa do empreendimento até tentou ajudar a reportagem, mas foi em vão. Toffoli já havia subido ao palco e falou por cerca de 40 minutos.

Visitinha – Apesar da alegada “agenda apertada” para não conversar com jornalistas depois da palestra, o ministro não perdeu a oportunidade de fazer o “caminho das águas” no maior aquário de água doce da América Latinas. O parque foi fechado para a passagem dele pelos tanques.

Agro e trabalho – O agronegócio é um dos setores com mais denúncias de trabalho análogo à escravidão, por exemplo, e na Capital, Toffoli falou sobre os aspectos constitucionais do trabalho no campo e os impactos para o setor. O encontrou também contou com quatro ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho), entre eles Amaury Rodrigues, que foi integrante da Justiça trabalhista em Mato Grosso do Sul no Estado.

Opção única – Os procuradores e promotores de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) elegeram Romão Avila Milhan Junior como Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2024-2026. Ele obteve 216 de um total de 219 votos, alcançando 98,63% da classe. Era também o único candidato inscrito e habilitado para participar do pleito.

Sem fartura – Atual PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda também foi o único participante do último processo eleitoral, quando foi reeleito em 2022. No ano de 2020, quatro candidatos concorreram ao posto. Na sequência, seguiu se o rito de formar a lista tríplice com os três mais votados para a escolha do governador.

Currículo – Paranaense, natural de Umuarama, o eleito já foi defensor público no Espírito Santos e é promotor de Justiça em Mato Grosso do Sul desde 2010. Romão Avila já foi presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) por dois mandatos, de 2019 a 2023.

Mercado – O governador Eduardo Riedel (PSDB) foi pessoalmente na embaixada da União Europeia, em Brasília (DF), para discutir a nova lei de importação dos países que fazem parte do bloco. “Mostramos que estamos protegendo mercado para manter eles ativos e aberto. Falamos de todas as nossas ações em prol do Pantanal, como a Lei do Pantanal, monitoramento e prevenção de incêndios e programas de sustentabilidade. Nosso alto grau de responsabilidade com nossos produtos que carregam responsabilidade ambiental e social”.

Nova estratégia – Com aumento no rigor das leis do mercado europeu, o bloco econômico formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein mudou sua estratégia em relação à negociação de um acordo comercial com o Mercosul e decidiu não esperar mais a conclusão das conversas dos países sul-americanos com a União Europeia. O Efta (Associação Europeia de Livre Comércio) afirmou em reunião no Congresso Nacional que tem interesse em prosseguir com o acordo de forma desvinculada das tratativas entre os sul-americanos e a UE.

Novo titular – Ainda em reestruturação, a empresa MS Mineral será conduzida por Walter Carneiro Júnior, secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele vai acumular as duas funções. A nomeação saiu anteontem no Diário Oficial. O Governo decidiu retomar a atuação da empresa diante dos mais de R$ 5 bilhões em investimentos privados previstos. Uma comissão foi formada em janeiro para cuidar da reorganização.

Leste a oeste – O DNIT (Departamento Nacional de Trânsito) divulgou em Diário Oficial a contratação da empresa Construtora Caiapó Ltda para restauração e melhorias na BR-262, no lado leste, exatamente onde tem maior tráfego de caminhões. O contrato vale até junho de 2025, com valor de R$ 103,1 milhões.

Nos siga no Google Notícias