ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Índio tenta depor em língua materna, mas é 'desmascarado'

Waldemar Gonçalves | 01/04/2016 06:00

La pergunta? – O líder indígena Paulino Terena tentou, sem sucesso, depor em seu idioma materno ontem na chamada CPI do Genocídio. Alegou que não era capaz de falar ou compreender a língua portuguesa. Não colou. Os deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB) e Paulo Corrêa (PR) exibiram vídeo em que o indígena aparece falando português normalmente.

Palhaços, não – Para quem apoia os índios no conflito com fazendeiros, ficou a sensação de que Paulino, de vítima, passou a réu tendo um direito negado. Para os deputados, foi o contrário. “Não posso admitir que nos chamem de palhaços, porque ficou muito claro que ele não só fala português, mas defende seu povo em nossa língua”, disse Mara. O caso será levado à Justiça. Detalhe: em tese, a CPI do Genocídio é favorável aos índios, se contrapondo à CPI do Cimi, sobre tema semelhante, também tramitando na casa.

Não é golpe – Na sessão de ontem na Câmara Municipal, foi a vez de o vereador Paulo Siufi (PMDB) falar sobre a saída do partido da base aliada do governo de Dilma Rousseff. “Isso não é golpe. Só não compactuamos mais com as coisas que estão acontecendo”, esbravejou, já na sua primeira de várias idas à tribuna.

Jogo duro – Ainda em seu discurso, Siufi disse que o PMDB está revoltado com a postura do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). “Ele manda um projeto de R$ 4,7 milhões para repassar R$ 1,7 milhão para as entidades (beneficentes). E o resto do dinheiro? Vai fazer o quê? Não vamos deixar esse abuso de autoridade, essa improbidade”.

Sacanagem contábil – Do lado de Siufi estavam outros vereadores acalorados. Para Edil Albuquerque (PTB), o prefeito não paga as entidades assistenciais desde janeiro “porque não quer”. Chamou o fato de “sacanagem contábil”. Airton Saraiva (DEM) complementou: “Esse dinheiro ficou em 2015 e o prefeito não pagou. Ele roubou vocês”, disse aos representantes sentados no auditório.

Suplementação – Inconformada, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) disse que a Câmara nunca negou suplementação ao Executivo. “Já presenciamos pedidos de suplementação chegarem aqui às 10h, na época do Gilmar Olarte, e ser aprovado ao meio-dia, sem dar nem oportunidade para a gente conhecer. Esse pedido de suplementação do prefeito está aqui desde o dia 15, por que não vamos votar?”

Escolinha – O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), começou sua fala elogiando a ação da Câmara Comunitária, que levou vereadores ao bairro Noroeste. “Não está mais aquele negócio que parecia a Escolinha do Professor Raimundo”, disse, referindo-se às sessões da Câmara que aconteceram em comunidades da Capital.

Casal na Lava Jato – O casal Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman foi indiciado pela Polícia Federal dentro da Operação Lava Jato. A suspeita é de que dinheiro desviado da Petrobras tenha financiado campanhas eleitorais deles. Ambos negam. Os dois já trabalharam em Mato Grosso do Sul: ocuparam secretarias estaduais durante o primeiro mandato de Zeca do PT (99-03).

No fim da fila – O deputado estadual Felipe Orro afirma que está feliz no novo partido. Ele trocou o PDT pelo PSDB e pondera que gostaria de ser candidato a prefeito em Campo Grande, mas entende que, como chegou agora na nova legenda, está no fim da fila e dificilmente será escolhido.

Grande gestor – O deputado estadual Beto Pereira (PSDB) lamentou a saída de Silvio Maluf da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública. No entanto, acredita que a escolha de José Carlos Barbosa para assumir o cargo foi muito feliz, já que o escolhido tem conhecimento jurídico e já mostrou ser um grande gestor quando esteve à frente da Sanesul.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias