ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Música Popular Brasileira

Jogo Aberto | 19/01/2012 07:00

Cascalho

Parte dos R$ 2,4 bilhões obtidos pela Votorantim pela venda de sua participação na Usiminas já tem destinação definida - a fabricação de cimento, seu maior negócio na área de mineração. Projetos que incluem Mato Grosso do Sul como destino dos investimentos serão retomados.

Contramão

O horário de trabalho na Agência Fazendária e na Iagro na cidade de Terenos lembra composição de Chico Buarque sobre o funcionário e a bailarina. Enquanto um deita o outro se levanta. Em Terenos, a Iagro abre às 13h. Meia hora depois, a Agência Fazendária encerra seu expediente.

Vida animal

Campo Grande está no circuito do protesto mundial programado para domingo, 22, contra os maus tratos aos animais. A ideia, segundo os organizadores da manifestação, é dar “início a uma série de ações que visam a penalização correta para crimes de maus tratos aos animais por meio de legislação mais rigorosa“.

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS), membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais - e representante da Frente em Mato Grosso do Sul - diz considerar o tema importante, porque inclui o chamado abate humanitário, a caça ilegal em regiões de fronteira, o combate ao tráfico de animais silvestres e as condições do transporte de bichos para abate.

Entre a cruz e a espada

O ‘modus operandi’ da Força Nacional na fiscalização de passageiros que deixam Corumbá estava tão ‘invasivo’ nas blitze que o MPF (Ministério Público Federal) pediu ação mais criteriosa e seletiva. É preciso analisar a vulnerabilidade do passageiro a eventual abuso diante de uma barreira policial, mas é preciso reconhecer que o combate às drogas e armas não pode ser afrouxado no corredor do narcotráfico.

Inócua

No momento em que a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) compartilhava com a governadora em exercício, Simone Tebet, a satisfação de ver o piso nacional ser adotado em Três Lagoas, a Justiça revogava liminar que garantia 1/3 da jornada para planejamento de aulas. Sobre a aplicação do piso nacional em âmbito estadual, Simone apenas ouviu, limitada à sua condição de vice.

Pregão

O DEM iniciou caça aos partidos pequenos na tentativa de montar seu arco de alianças. As pequenas legendas já preparam as listas de exigências.

Nó górdio

O vereador Marcos Alex (PT) pediu à Agetran o cancelamento de multas aplicadas a motoristas que inadvertidamente estacionaram em local proibido, ao lado do canteiro da rua Paulo Coelho Machado (antiga Furnas) em frente ao shopping, logo após a abertura da via. O vereador alega que não havia sinalização e o meio fio não estava marcado com tinta amarela.

A Agetran já descartou a hipótese de rever as multas, pois a medida abriria precedente e tornaria evidente uma condescendência com o motorista infrator. Independentemente de sinalização, o condutor não pode estacionar paralelo a canteiros centrais, uma regra basilar do trânsito.

Contraponto

Apesar de deter um dos maiores rebanhos, Mato Grosso do Sul ainda não entrou no clube da indústria do couro. As exportações do Estado, fechadas em US$ 78,2 milhões no ano passado, corresponderam a 3,8% do mercado nacional, segundo dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base no balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Elogios

O Fórum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, que reúne dezenas de sindicatos e federações no Estado, fez elogio público à iniciava do Governo do Estado em incentivar a formação e qualificação profissional para suprir a falta de mão-de-obra no Estado, principalmente no setor industrial.

Diapasão

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou ontem a implementação da parte estrutural das operações desenvolvidas em conjunto por militares e policiais federais na fronteira. Até agora, diante do balanço das duas operações ativas – Ágata e Sentinela – não se verificou grandes resultados, o que se espera alcançar com a ‘sintonia fina’. Apesar da ‘excelente integração’ institucional entre Ministério da Defesa e Ministério da Justiça, espera-se articulação maior nas ações operacionais.

Nos siga no Google Notícias