ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Nova lei eleitoral não espanta fantasma do caixa dois

Waldemar Gonçalves | 25/08/2016 06:00

Caixa dois – O candidato do PSD à Prefeitura de Campo Grande, Marcos Trad, tem reiterado críticas sobre a questão financeira da campanha eleitoral deste ano. “Estou vendo gastos de concorrentes que, se não estiverem muito bem explicados, vão confirmar o temor de muitos analistas políticos de que o caixa dois continua”, diz ele.

Prejuízo – Marquinhos, no entanto, é o único que arrecadou menos do que gastou. Segundo dados levados à Justiça Eleitoral, até ontem ele tinha recebido R$ 10 mil em doação para sua campanha, dinheiro vindo de um empresário. As despesas declaradas, por sua vez, somam R$ 67,5 mil.

Maratona – Marquinhos contou que acordou cedo para dar entrevista às 6h30 na terça-feira e foi dormir a 1 hora do dia seguinte. Com a maratona, teve que dispensar o motorista e assumiu o volante para chegar à redação do Campo Grande News ontem cedo.

Jogador – O candidato não estava necessariamente reclamando. Marquinhos afirma que trabalha desde os 14 anos, é acostumado a pular cedo da cama e o fôlego vem do futebol.

De olho – O presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul), Elias Karmouche, diz que acompanha a correição do TRF 3 (Tribunal Regional da 3ª Região) na 3ª Vara Federal em Campo Grande, depois da denúncia de desvio de dólares. Ele considera o caso “lamentável”. Ele defende punição aos possíveis envolvidos e que a vistoria servirá para tomar conhecimento da extensão do crime.

Não sabe - Só pela imprensa que o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador João Maria Lós, diz ter ficado sabendo do caso envolvendo o ‘condomínio’ Nahima Park, feito ilegal, segundo a Prefeitura, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Problema privado – Lós, ontem, disse que não há, pelo menos por enquanto, reclamação oficial de que juízes ou desembargadores usaram influência para manter o local aberto. “É uma questão privada deles, mas aqui não houve qualquer reclamação sobre comportamento de pessoas do Judiciário”.

Carreta de elogios – Membros do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB elogiaram a iniciativa do Poder Judiciário em colocar uma carreta nos municípios, para oferecer serviços jurídicos aos moradores, uma espécie de ‘fórum sobre rodas’. Afirmaram que, mais do que levar estrutura, o programa vai levar esperança para quem tinha dificuldade de acesso a outras cidades onde já existiam comarcas. O projeto foi lançado oficialmente ontem.

Urna da diversidade – Amanda Anderson, 35 anos, é a primeira transexual a lançar-se candidata a vereadora em Campo Grande, tendo o nome social reconhecido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). "Assim, com este breve histórico, reflito de onde vim, o quê já passei e me sinto orgulhosa por atuar em tantos locais e espaços importantes na promoção e defesa dos direitos humanos. Desafio aceito e faço uma pergunta: Vamos conversar por uma Campo Grande Melhor?", postou a advogada no Facebook.

Utilidade pública – Os deputados estaduais aprovaram uma mudança no regimento da Assembleia Legislativa para dar mais agilidade aos trabalhos da casa. Quando os projetos forem de declaração de utilidade pública, as votações serão apenas simbólicas.

(com Leonardo Rocha e Mayara Bueno)

Nos siga no Google Notícias