ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Queda no 1º turno pode não ser o último nocaute de Bernal

Waldemar Gonçalves | 03/10/2016 06:00

Bernal em 2018Alcides Bernal (PP) perdeu no primeiro turno as eleições de Campo Grande. Mas, deixou claro que usará a força de seus 111.128 votos daqui dois anos. “Agora, vamos pensar no Estado em 2018”, disse o prefeito derrotado. Seria o anúncio de que disputará o Governo do Estado?

PP na Câmara – Pelo menos na Câmara Municipal, o resultado para o grupo de Bernal não chega a ser dos piores. Elegeu três vereadores, bancada menor apenas que a do PSDB, que somou sete eleitos.

Meta – Os 26,6% dos votos conquistados pelo PSDB, em Campo Grande, estavam dentro da meta dos tucanos. O coordenador da campanha de Rose Modesto, Carlos Alberto de Assis, mostrava-se satisfeito. “Nosso objetivo foi atingido. O mais importante era ela estar no segundo turno”.

Zero a zero – Assis lembrou que agora o placar está zero a zero. Nova campanha pela frente, a ideia é unir aliados para somar ao projeto tucano. “Política se faz com parcerias, é assim que queremos nos colocar”.

Já começou – A partir de hoje, o PSDB começa a buscar os candidatos derrotados para tentar convencê-los a apoiar Rose Modesto. Segundo Assis, já existe algumas pessoas mais propensas ao apoio, mas com o resultado ainda tão fresco, melhor ainda não lançar nomes ao vento.

E os indecisos? – Ao chegar no comitê de campanha, Rose conversou com a imprensa e depois subiu ao palco. Diante do público, agradeceu a Deus e apoiadores e pediu para que cada um busque convencer os indecisos.

Tensão – Assim que começaram as apurações, e os primeiros resultados na disputa pela prefeitura apareceram no telão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). a preocupação estampava os rostos de quem apoiava Rose Modesto (PSDB). Como nenhuma pesquisa previu, Alcides Bernal (PP) aparecia no segundo lugar, para comemoração de seus torcedores.

Alívio – Logo começaram os comentários sobre a possibilidade de o candidato do PP ir ao segundo turno. Porém, depois de algum tempo, comemoração: Rose Modesto havia chegado ao segundo lugar. Entretanto, a disputa entre os dois seguiu acirrada até o final da apuração.

Tapa nos políticos – Nessas eleições, ficou claro o descontentamento dos campo-grandenses com o ambiente político. Foram 114.286 (19,20%) abstenções, 53.636 (11,15%) de brancos e nulos. O que espantava os que acompanharam a apuração no TRE era a baixa quantidade de votos que os vereadores tiveram para se eleger. O mais votado, André Salineiro (PSDB), somou 8.776 (2,10% do total).

Deu não, né? – Por falar nos vereadores: Marcelo Heitor (PC do B), deu não, né? O candidato que ficou conhecido por fazer um vídeo zombando de protestos contra o PT conseguiu apenas 504 votos. Outra derrotada, Luiza Ribeiro colocou a culpa em seu partido, o PPS. “Ficamos em 18º lugar, mas o PPS não fez legenda. Ganhamos, mas não levamos”, disse ela.

(com Richelieu de Carlo, Anahi Zurutuza, Mayara Bueno, Leonardo Rocha e Nyelder Rodrigues)

Nos siga no Google Notícias