ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Time de Marquinhos garante 'paz' na transição

Waldemar Gonçalves | 05/12/2016 06:00

Sem atritos – A equipe do prefeito eleito Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), tem seguido à risca a orientação do chefe: evitar atritos com Alcides Bernal (PP). Sendo assim, o trabalho de transição segue tranquilamente em paz, pelo menos do ponto de vista oficial.

Radiografia completa – O clima amistoso seria uma forma de evitar que a atual gestão sonegue informações ao sucessor. Uma radiografia incompleta da situação da Prefeitura poderia limitar a implantação de um novo programa de governo.

Deficit mensal – A equipe de Marquinhos já identificou alguns problemas que terá de enfrentar. Um deles é o deficit mensal nas contas da Prefeitura, que chega a R$ 25 milhões.

Saco com fundo – Considerando o último balanço divulgado pelo município, o Executivo da Capital tem optado por manter reservas de caixa, que suprem o deficit, abrindo mão de investimentos. Sabendo que o saco tem fundo, o desafio da nova gestão será reverter este quadro.

Panorama – Bernal promete passar um panorama completo de sua gestão nesta semana. Tinha marcado apresentação para hoje, mas reagendou para quarta-feira (7) com a promessa de ampliar o volume de informações a ser exposto.

Previdência e obras – A promessa é apresentar, além de balanço financeiro, dados sobre a Previdência e obras. No primeiro caso, recai sobre o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) denúncias de ‘sumiço’ de verba, enquanto em relação às obras, basta puxar pela memória o que vem primeiro: algum grande projeto executado pela prefeitura ou a buraqueira das ruas?

Sem excessos – Quem viu a festa de fim de ano da Associação Sul-mato-grossense de Membros do Ministério Público, na sexta-feira (2) à noite, poderia achar que era engano. É que tanto luxo e requinte não combinam, necessariamente, com instituição que se diz alinhada ao discurso de combate aos excessos do Poder Público. O baile, certamente, não ficou barato.

Nos trilhos – O Governo de Mato Grosso do Sul tem nesta semana nova rodada de conversas com a Rumo, que se fundiu à ALL Logística em 2015 e mantém operações ferroviárias aos frangalhos em Mato Grosso do Sul. A gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) cobra melhorias no setor.

Investimentos – As ferrovias administradas pela Rumo em Mato Grosso do Sul estão praticamente desativadas há cerca de um ano. Agora, o Governo tem uma carta na manga, já que no fim de novembro a União publicou Medida Provisória prevendo a prorrogação das concessões antecipadamente, desde que sejam feitos investimentos adicionais, não previstos no contrato vigente.

Até 2026 – Projeções apontam que os investimentos decorrentes destas negociações de renovação, em nível nacional, podem chegar a R$ 15 bilhões. A concessão da malha ferroviária administrada em Mato Grosso do Sul pela Rumo, iniciada em 1996, vai até 2026.

(com Mayara Bueno, Priscilla Peres e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias