A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

19/03/2015 06:42

Compacta, casa de solteiro projetada para festa esconde quarto em parede falsa

Paula Maciulevicius
Casa tem todos os ambientes integrados para poder receber amigos e familiares. (Foto: Alcides Neto)Casa tem todos os ambientes integrados para poder receber amigos e familiares. (Foto: Alcides Neto)

Uma casa projetada hoje para atender às necessidades de agora e também do futuro. Em 150m², a construção foi pensada para um solteiro, mas de uma forma que pudesse ter um quarto a mais para quando for preciso. Na região do bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, o arquiteto projetou a própria residência dentro de uma linha arquitetônica modernista. Compacta, ela tem todos os ambientes integrados para poder receber amigos e familiares.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

Projetada, executada e habitada pelo arquiteto Rafael Castro, de 27 anos, o imóvel foi construído aos poucos e levou cerca de 1 ano e meio para chegar aos detalhes finais.

"Pensei numa casa compacta e que pudesse ter três quartos no futuro, para me atender hoje e também nos próximos anos", comenta. Neste caso é uma parede 'falsa', de gesso, que esconde a entrada do quarto. Por enquanto, ele tem uma abertura para o quarto de Rafael e é usado como closet do arquiteto.

Escondido por parede falsa, futuro quarto virou closed de arquiteto. (Foto: Alcides Neto)Escondido por parede falsa, futuro quarto virou closed de arquiteto. (Foto: Alcides Neto)

Por gostar de cozinhar, fazer churrasco e convidar amigos e familiares, é que Rafael projetou para si uma área social 100% integrada à casa. "Em um único ambiente encontra-se a sala de estar, home theater, sala de jantar e a cozinha", descreve.

E para fugir da cara tradicional de cozinha, o arquiteto planejou para que a área ficasse com um aspecto de bar, de forma a agredir menos o ambiente em volta. "Na bancada em tem um barzinho e ali, abaixo do armário, as taças", exemplifica.

O acesso aos quartos e ao closet se faz pelos degraus da escada metálica. Substituindo o concreto, ela tem uma espessura menor e assim dá um toque de leveza ao ambiente. "Por ser no meio da sala, foi executada desta maneira visando uma estrutura mais esbelta que não carregasse muito", completa.

Na área de lazer, quando necessário a garagem vira varanda. O espaço abrange churrasqueira, pia, armários e nichos decorativos. Integrada à sala e ao solarium, ao invés da piscina, Rafael deu preferência para o spa que comporta até 9 pessoas.

Por gostar de cozinhar, casa tem 100% do projeto integrado entre cozinha e demais áreas. (Foto: Alcides Neto)Por gostar de cozinhar, casa tem 100% do projeto integrado entre cozinha e demais áreas. (Foto: Alcides Neto)
Para cozinha ganhar outros ares, arquiteto deixou espaço com cara de bar. (Foto: Alcides Neto)Para cozinha ganhar outros ares, arquiteto deixou espaço com cara de bar. (Foto: Alcides Neto)
Começando pela bancada com um barzinho dentro. (Foto: Alcides Neto)Começando pela bancada com um barzinho dentro. (Foto: Alcides Neto)
Garagem, quando necessário, vira varanda de festa. (Foto: Alcides Neto)Garagem, quando necessário, vira varanda de festa. (Foto: Alcides Neto)
Área tem spa ao invés de piscina e mesinhas para convidados. (Foto: Alcides Neto)Área tem spa ao invés de piscina e mesinhas para convidados. (Foto: Alcides Neto)
Spa comporta até 9 pessoas e não costuma ficar vazio. (Foto: Alcides Neto)Spa comporta até 9 pessoas e não costuma ficar vazio. (Foto: Alcides Neto)

Em volta do spa, grelhas captam a água que cai e não permite que fique empoçada. O material que reveste a churrasqueira chama atenção. Comprado no Sul do País, a "pedra ferro" combina com os demais revestimentos escuros. Dentro do imóvel, o arquiteto priorizou tons mais escuros.

"A fachada segue a linha arquitetônica modernista, com volume bem definido e linhas retas. Foi empregado cores escuras em toda obra, porém um volume branco se destaca ao centro para criar um contraste", explica.

Para completar o estilo, em boa parte das paredes se nota o uso de Stucco, revestimento que imita o mármore. Uma casa, segundo o arquiteto, não pode ter uma abertura direto para a rua, é preciso respeitar no mínimo 1,5m de distância, espaço que virou corredor e jardim na casa moderna. Rafael calcula que na casa tenha gasto uma média de R$ 2,2 mil para cada metro quadrado.

Rafael Castro é do escritório Castro Costa Arquitetura e Engenharia. No Facebook, o escritório também mantém uma Fan Page.

Projeto também trabalhou com iluminação (Foto: Alcides Neto)Projeto também trabalhou com iluminação (Foto: Alcides Neto)
E variadades na escolha, como a pia com recorte. (Foto: Alcides Neto)E variadades na escolha, como a pia com recorte. (Foto: Alcides Neto)
Escadaria metálica embeleza e ainda suaviza ambiente. (Foto: Alcides Neto)Escadaria metálica embeleza e ainda suaviza ambiente. (Foto: Alcides Neto)
Revestida de pedra ferro, churrasqueira ganha lugar de destaque. (Foto: Alcides Neto)Revestida de pedra ferro, churrasqueira ganha lugar de destaque. (Foto: Alcides Neto)
De fachada modernista, casa tem volume definido e linhas retas. (Foto: Alcides Neto)De fachada modernista, casa tem volume definido e linhas retas. (Foto: Alcides Neto)



bom dia, gostaria de saber se é possível me informar o contato do arquiteto Rafael Castro, pois gostei muito do projeto e gostaria de falar com o mesmo.
 
Iva em 19/03/2015 09:51:19
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.