A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

29/02/2016 06:23

Entre inglês e contemporâneo, casa é sonho para quem adora receber gente

Paula Maciulevicius
Em meio ao verde, casa de revista fica em condomínio fechado da cidade. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Em meio ao verde, casa de revista fica em condomínio fechado da cidade. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

Um projeto arquitetônico pensado nas visitas. Uma casa para ser usada, curtida e divertida. Foram 11 meses de obra, cinco anos atrás, que ergueram a residência da arquiteta Annelise Giordano. No condomínio Terras do Golfe, nos mais de mil metros quadrados de terreno, 500 deles são destinados à casa, sonho de consumo de quem adora ter os amigos por perto. 

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

"É um projeto particular, de um estilo diferente", começa a descrever a arquiteta. À época da fundação, ela ganhava o terceiro bebê. A idade dos três filhos foi levada em conta na hora de pensar nas três suítes e também nas três salas da casa, para cada uma acomodar um deles.

O ponto de partida para a construção foi a telha "shingle", tanto para o trabalho de volumetria, quanto para o conforto térmico da casa. "Ela se assemelha à manta asfáltica, é bem usado nos Estados Unidos e nos países da Europa", conta Annelise. Hoje o material já é encontrado em lojas de Campo Grande, no entanto, a mão de obra ainda vem de fora.

Detalhes da madeira estão por toda casa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Detalhes da madeira estão por toda casa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Telha shingle, ponto de partida para construção, traz conforto térmico para o interior do imóvel.  (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Telha "shingle", ponto de partida para construção, traz conforto térmico para o interior do imóvel. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

"Meu marido queria um estilo inglês de casa, inteira de tijolos. Eu fui colocando um pouco do contemporâneo, misturando a esse estilo dele", explica Annelise. De fora, quem olha percebe um gosto particular.

O perfil dos donos era, além de adorar receber visitas, individualizar o bem estar de cada um dos filhos. Para o dia a dia, a planta feita em "L" separa a área gourmet do restante da casa. A cozinha tem porta de acesso tanto para o espaço quanto para a sala de jantar, o primeiro deles fica fechado durante a semana, mas ganha vida de sexta a domingo.

"A gente usa a casa muito bem, chega final de semana, meu marido adora cozinhar, então usamos o espaço gourmet, que tem fogão, mesa e TV", descreve Annelise. A área gourmet comporta até 100 convidados tranquilamente. Quando está com as portas abertas, integra cozinha, sala e living, além da área externa, com piscina.

No espaço gourmet, casam dois estilos de decoração, os móveis caminham entre o contemporâneo e o rústico, através da madeira e do mobiliário atemporal, pelos sofás e poltronas de linhas retas, junto do ferro. "São peças que não caem de moda, não ficam muito no clássico e nem no clean, eu gosto sempre do aconchego e vou nessa linha mesmo", considera a arquiteta. Na decoração, o estilo navy predomina, colocando os tons de azul em evidência.

Papel de parede xadrez traz ar inglês para dentro da casa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Papel de parede xadrez traz ar inglês para dentro da casa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Lareira a gás que divide living da sala. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Lareira a gás que divide living da sala. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Volumetria foi feita em travertino. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Volumetria foi feita em travertino. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

Quando integrados, os espaços conseguem acomodar 100 pessoas. No aniversário do marido, por exemplo, em maio, a lareira da sala foi ligada para trazer ainda aconchego. Feita a gás, ela é o que separa living da sala. O volume foi feito de pedra travertino, um dos investimentos da arquiteta foi nos materiais e revestimentos.

"Fui tentando usar o que fosse duradouro e ao mesmo tempo atemporal, porque a gente, arquiteta, tem um estilo, mas vai mudando. Tem vez que a casa está mais neutra, agora já coloquei um papel xadrez", exemplifica.

Da parte preferida da casa, Annelise descreve como sendo o hall de entrada, por ter a mesa que traz toda a história familiar. Da bisavó da arquiteta, é ela quem recepciona as visitas. A casa funcional revela amor aos moradores em cada cantinho. "

Ela é aquilo que está dentro do meu coração e do meu marido. Eu gosto de ter um estilo atemporal, esse também é meu estilo de trabalhar. Ela caminha para ser a minha cara, é que eu vou me moldando com ela, às vezes ela que vai me transformando", descreve.

Os amigos repetem o mesmo discurso, de que não querem ir embora. Na parte de cima estão as suítes do casal e dos três filhos e embaixo, o quarto de hóspedes que abriga quem quer ficar até na hora de dormir.

Curta o Lado B no Facebook.

Área gourmet mistura rústico e contemporâneo. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Área gourmet mistura rústico e contemporâneo. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Vista da piscina e todo verde da área externa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Vista da piscina e todo verde da área externa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Estilo navy é predominante na decoração (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Estilo navy é predominante na decoração (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Que caminha por tons de azul misturado aos sofás de linhas retas. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Que caminha por tons de azul misturado aos sofás de linhas retas. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Casa foi feita para ser usada e aproveitada por toda família. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Casa foi feita para ser usada e aproveitada por toda família. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)



Que casa espetacular. Deve ser um sonho morar. Parabéns
 
DarcioOliveira em 29/02/2016 12:59:25
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.