A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

30/07/2016 07:20

Maravilhas que elementos vazados podem produzir dentro e fora de casa

Lado B
De madeira, porta vazada é o grande destaque do quarto de casal.De madeira, porta vazada é o grande destaque do quarto de casal.

Elementos vazados nunca abandonaram a arquitetura. Além de garantir a iluminação natural e a ventilação, o efeito estético é incrível, tanto fora, quanto dentro de casa. 

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

No mercado hoje, há uma infinidade de peças feitas em concreto, cerâmica, metal, madeira e até bambu. Desde a ressurreição dos nordestinos cabogós, criados na década de 1920, os grandes painéis, montados de quadradinho em quadradinho, que deixam a luz passar, são peça-chave para muitos arquitetos.

São coringas contemporâneos para diferentes soluções, como fechar uma garagem, emoldurar a fachada, separar ambientes e criar pequenas utilidades, como uma adega feita de tijolos. 

 

Porta-garrafas feito com tijolos.Porta-garrafas feito com tijolos.
Cabogó clássicoé parede que divide espaço gourmet do quintal.Cabogó clássicoé parede que divide espaço gourmet do quintal.

Na parede da sala de jantar ou da cozinha, um painel feito com tijolos pode servir de pequena adega, com efeito rústico que contrasta com as linhas retas e mais modernas do mobiliário que domina os projetos, esquentando o estilo industrial urbano, outro hit do momento na arquitetura.

Outra forma de usar em maiores proporções é na divisão de ambientes e paredes. De madeira, com recortes geométricos, são perfeitos para quartos e salas. Em MDF, podem ser recortados a laser, trabalho feito por empresas aqui mesmo em Campo Grande, personalizados.

Na separação da área gourmet com o quintal, os cabogós de concreto se integra à alvenaria ao serem pintados de branco. De dia, a entrada da luz natural é aliada. À noite, o efeito das luminárias dão colorido ao encontro de amigos.

Até uma estrutura metálica simples, de ferro, dá graça e ainda comporta o verde que pode ser espalhado pela casa em vasos, dividindo ambientes.

Sob encomenda, grandes painéis em ferro também podem garantir exclusividade ao projeto. Mas até os mais simples cabogós, usados há décadas, ganham efeito contemporâneo de acordo com a distribuição.

Veja algumas sugestões:

 

Painel de metal dá charme à fachada e exclusividade à cada de dois pavimentos.Painel de metal dá charme à fachada e exclusividade à cada de dois pavimentos.
De metal, divisória barata serve de suporte para plantas. Leva o verde para dentro da casa e ainda divide ambientes.De metal, divisória barata serve de suporte para plantas. Leva o verde para dentro da casa e ainda divide ambientes.
Elementos vazados dão ar da graça até em banheiros.Elementos vazados dão ar da graça até em banheiros.
Um detalhe já garante a entrada da luz, dividida entre ambientes.Um detalhe já garante a entrada da luz, dividida entre ambientes.
Na fachada, grandes painéis metálicos, pintados de branco são portas de correr no térreo.Na fachada, grandes painéis metálicos, pintados de branco são portas de correr no térreo.
No detalhe, o recorte geométrico da estrutura.No detalhe, o recorte geométrico da estrutura.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.