A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

16/01/2016 08:02

Morador aproveita férias e constrói calçada de pneus como atalho para vizinhança

Paula Maciulevicius
A construção começou há cinco dias por um morador já 'expert' na área. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)A "construção" começou há cinco dias por um morador já 'expert' na área. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)

A Vila Cristo Redentor, em Camapuã está de calçada nova. Até agora foram 140 pneus para fazer os 28 degraus em mais de 10m de escada. A "construção" começou há cinco dias por um morador já 'expert' na área. Giovani Sanchez está na terceira escadaria na cidade e tudo que ele quer é facilitar o acesso, por um local iluminado, da vizinhança.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

Técnico em radiologia, faz 12 anos que ele mora na cidade, saiu do interior do Paraná em busca de oportunidades. Ao longo do caminho, percebeu a falta de saída do bairro para a rodovia, onde o trecho fosse mais curto e também com iluminação.

"Essa nossa Vila não tem acesso para o centro. A que tem, não tem asfalto e quando chove vira uma lama lascada", descreve Giovani, de 38 anos.

 

Giovani constrói sozinho 10m de escada com pneus. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)Giovani constrói sozinho 10m de escada com pneus. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)
Comerciantes doam o material para população usufruir depois. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)Comerciantes doam o material para população usufruir depois. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)

O barranco onde ele levanta degrau por degrau é na verdade uma revitalização da calçada já feita quatro anos atrás, por ele mesmo. "Agora rebaixei os degraus, porque aumentou o número de gente usando e também para evitar acidentes", explica.

"Fazedor de tudo" desde a época de trabalho em fazenda, Giovani diz que trouxe a técnica de usar pneus como contenção de erosões para a cidade.

"A gente também vê muita matéria na internet do pessoal usando pneu para fazer escadaria. Aproveitei e fiz e nessa época de chuvarada, dá muito foco da dengue", descreve. Quanto ao criadouro do mosquito, o técnico afirma que faz a sua parte dando uma destinação correta e que não acumula água aos pneus, doados pelas empresas Trator Car e Auto Center Montanha.

Na construção, os pneus ficam deitados e cheios de terra. "Coloco um degrau em cima do outro a partir da metade e assim suscetivamente com três pneus para cada degrau", explica Giovani. A ideia é fazer um gramado e ainda por corrimão, mas a chuva dos últimos dias tem atrapalhado um pouquinho.

A escada leva do bairro para o calçadão de caminhada próximo à BR e vira atalho para quem precisa ir à cidade ou está voltando de ônibus. Giovani faz o trabalho sozinho para um bairro todo. "As pessoas não comentam muito não, mas todo mundo usa", resume.

Curta o Lado B no Facebook.

Chuva não permitiu os últimos retoques, como corrimão e grama. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)Chuva não permitiu os últimos retoques, como corrimão e grama. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)
Escadaria leva vizinhança da Vila Cristo Redentor até a BR. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)Escadaria leva vizinhança da Vila Cristo Redentor até a BR. (Foto: Aloizio Targino/ InfocoMS)



Muito bom!! Parabéns a ele pela iniciativa!!
 
Stepherson Medina em 16/01/2016 19:08:09
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.