A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

09/05/2016 06:10

No apartamento, lareira quase não aparece, mas é sensação nos poucos dias frios

Paula Maciulevicius
Apartamento de 240m² deu à lareira função de integrar ambientes. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Apartamento de 240m² deu à lareira função de integrar ambientes. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

Discretas e com diferentes funções. Apesar da baixa temperatura não permanecer por muito tempo em Campo Grande, há formas de se ter lareira no apartamento para integrar ambientes ou em casa só para trazer aconchego ao espaço. Se ele é pequeno, ela pode se resumir a 80 centímetros e se o tamanho permitir, o home theater ganha como detalhe uma de 2 metros.

Veja Mais
Com filmes não revelados da década de 1950, frei tenta criar museu em mosteiro
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras

Projetos da arquiteta Charis Guernieri mostram que a peça que há anos fica no meio da sala, continua a ter lugar assim, mas de uma forma mais contemporânea. No apartamento na região do Parque dos Poderes, por exemplo, a reforma levou em conta o pedido da família -  que adora passar um tempo junto - na proposta de se criar um elemento que não obstruísse a visão entre home theater, sala jantar, adega e o living.

"E que fosse aconchegante e integrasse os espaços para unir ainda mais esta família", explica a arquiteta. Ainda que a ideia de se ter uma lareira a gás seja um mero capricho, durante os poucos dias de frio, ela ligada faz muita diferença, além do apelo estético que traz para o ambiente através das pedras vulcânicas na base.

Do home theater para a sala. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Do home theater para a sala. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Discreta, peça fica em vão e distante do painel de madeira. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Discreta, peça fica em vão e distante do painel de madeira. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Durante os poucos dias de frio, sala, living e home são aquecidos. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Durante os poucos dias de frio, sala, living e home são aquecidos. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

No apartamento, a arquiteta descreve que usou mármore travertino romano bruto para suporte. Aberta num vão, Charis calculou uma distância média de 45 a 50 centímetros da lareira para o painel de madeira como segurança por conta da proliferação do calor.

"Aqui ela representa realmente uma parte estética, para quem chega, já vê. A lareira se torna o ponto focal", resume Charis.

A instalação, segundo a arquiteta, é rápida, descomplicada e não custa tanto. "Em média essas lareiras a gás custam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00, depende do tamanho e seus adicionais. Além do valor do equipamento, tem a estrutura onde ela é colocada", indica a arquiteta.

No caso deste projeto, foi preciso um ponto de gás trazido da tubulação da cozinha durante a obra. "O equipamento foi instalado e não precisamos de dutos como a lareira comum, pois não gera fumaça nem sujeira, por isso conseguimos instalá-la em um apartamento", completa. ​​​​​​​​​​​​​

O segundo exemplo é de uma casa no Damha onde a lareira, também a gás, foi pensada desde a construção. Logo abaixo da televisão, a distância dela para a madeira do painel veio acompanhada do mármore. O projeto foi pensado para uma grande família que queria um espaço mais reservado para relaxar e ver filmes.

Sem uma função determinada, a lareira virou item de decoração, além da motivação maior a que foi projetada. "Era uma proposta para sala íntima, que não fosse ficar muito aberta para os visitantes, mas que ficasse aconchegante", descreve Charis.

Curta o Lado B no Facebook. 

 

Em casa, lareira de 2m é detalhe do home theater. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Em casa, lareira de 2m é detalhe do home theater. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
A instalação, segundo a arquiteta, é rápida, descomplicada e não custa tanto. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)A instalação, segundo a arquiteta, é rápida, descomplicada e não custa tanto. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.