A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

08/05/2015 06:56

Plantas e flores deixam a casa dos solteiros com cara de lar; Veja como cuidar

Evelise Couto
Violetas da minha casa. Que orgulho! Violetas da minha casa. Que orgulho!

Como é semana do Dia das Mães, começo meu post de hoje com um pouquinho de saudade, lembrando de uma das coisas que herdei da minha mãe: o amor por flores.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

Minha casa sempre teve cores, vasinhos de flores diferentes, folhagens brilhosas e muito verdes e as clássicas violetas, as preferidas de dona Alice.

Logo depois que ela se foi acabei ficando com algumas das plantas da casa. Bom, o básico eu sabia: não deixe de regá-las. E ponto. Eu só não sabia que umas delas precisam de mais, outras de menos, umas precisam de sol direto, outras não… Até que finalmente consegui eliminá-las todas, uma a uma com a minha total falta de talento no cuidado com elas.

Frustrante, né? Mas não, não desisti. Volta e meia insistia e comprava flores. As minhas preferidas são os kalanchoes, muito coloridos e de flores miúdas. E hoje posso dizer que sou uma orgulhosa cuidadora de lindos vasos de violetas muito coloridos e sempre floridos. Sim, as coisas mudaram.

E quer saber por quê? Porque plantinhas precisam de atenção e cuidado mas, sobretudo, é necessário entender como funcionam seus ciclos e em quais ambientes se adaptam melhor.

Pensando nisso, fiz uma listinha de plantas e flores para você que mora sozinho. Eu sei que quem mora só mal tem tempo de cuidar de si, imagina de uma plantinha. Mas não custa tentar, plantas trazem alegria, vida e muita cor para a sua casa. Tem dias que tudo que a gente precisa é ver que aquele vasinho sem graça ali do cantinho finalmente está com botõezinhos prontos para desabrochar. Para mim, pessoalmente, flores fazem com que eu sinta que minha casa é de fato um lar.

Confiram aí:

CactusCactus
BegoniasBegonias
SuculentasSuculentas

- Cactus: esse é o clássico dos solteiros, exatamente porque não demandam muita atenção na hora de regar. São plantas de deserto, elas resistem muito! Ah, mas atenção, apesar de não precisarem de tanta água, elas necessitam de muito sol!

- Begônias: muito amor por essas flores! Você as encontra em diferentes cores e elas ficam lindas na hora de decorar a casa. Você deve regá-las duas ou três vezes na semana e gostam bastante de sombra. Evite deixá-las pegando sol diretamente. Uma dica para não perdê-las é tomar cuidado com o pratinho. Ele deve estar sempre seco, uma vez que a umidade em excesso não faz bem para as flores.

- Suculentas: elas são um charme e, melhor ainda, fáceis demais de cuidar! Adoram o sol e ficam lindas nas soleiras das janelas. Durante as estações mais quentes devem ser regadas pelo menos uma vez por semana, quando o clima está mais fresco esse intervalo aumenta para 3 semanas!

- Violetas – as violetas são flores delicadas e por isso não aguentam a luz direta e o calor, mesmo assim, não são difíceis de cuidar, basta um pouquinho de atenção ao lugar onde colocá-las. Dê preferência a ambientes com luz indireta. Elas só precisam ser regadas uma ou duas vezes por semana, tomando cuidado para não molhar as folhas e nem as flores, pois são muito sensíveis à agua. O mais legal das violetas é que você pode combiná-las em diferentes cores em uma cesta, em cima da mesa, em uma bancadinha. São um presente para os olhos!

Ah, e em tempos de dengue fica um lembrete que vale para todas as plantinhas. Evite deixar a água parada naqueles pratinhos que ficam embaixo dos vasos. Eles são ambientes ótimos para a proliferação das larvas do maldito mosquito da dengue. Uma boa dica é colocar areia nos pratinhos. Esse é um cuidado que todos devemos tomar, principalmente quando se mora sozinho. Ficar doente sem ninguém pra cuidar e mimar você ninguém merece!

E você, tem plantinhas em casa? Conta pra gente qual é a sua preferida lá na nossa fanpage.

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um, com dicas e experiências para quem mora sozinho.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.