ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Sem terrenos para construir em ruas cobiçadas, jeito é adaptar casas ao comércio

Elverson Cardozo | 01/04/2013 07:00
Fachada da casa foi mantida, mas com adaptações. (Foto: Minamar Junior)
Fachada da casa foi mantida, mas com adaptações. (Foto: Minamar Junior)

Quando a arquiteta Denize Demirdjian aceitou o desafio de transformar uma residência em um endereço comercial na rua Antônio Maria Coelho, região central de Campo Grande, o prédio que seria modificado por ela servia de escritório de agropecuária, mas o espaço estava praticamente inalterado.

O imóvel, cercado por muros, ainda tinha a cozinha, três quartos e salas, banheiro privativo, social e área de serviço. Era uma casa. Pouco tempo depois virou uma gelateria, empresa que produz sorvetes de forma artesanal, graças à intervenção arquitetônica.

As paredes da sala, que eram compostas de madeira e alvenaria, foram retiradas e o cômodo recebeu reforço na estrutura. Virou o salão principal da gelateria. O banheiro social foi dividido ao meio, transformado em um lavabo para clientes e em “área de lavagem e desinfecção” destinada os funcionários da cozinha.

A suíte com banheiro privativo e um quarto comum foram destinados ao setor administrativo. O terceiro ficou para o almoxarifado. A área externa, que era separada do restante da casa, foi fechada, incorporada ao resto do imóvel e ganhou “cara” de cozinha.

Como a empresa trabalha com sorvetes e, além disso, cafés, não foi preciso alterar muita coisa na fachada, que acabou se encaixando no conceito pensado pelos proprietários e pela arquiteta. A idéia era deixar o espaço com cara de residência, porém, mais aconchegante.

Casa recebeu janelas de vidros e móveis sofisticados. (Foto: Minamar Júnior)
Casa recebeu janelas de vidros e móveis sofisticados. (Foto: Minamar Júnior)

Estava aí uma das principais dificuldades. “Café e sorvete são dois produtos antagônicos. Uma pede cores mais frias, aço e vidro. A outra [cafeteria] pede madeira, cores quentes, marrons”, explicou. O jeito foi unir as duas coisas e criar um ambiente equilibrado.

Na entrada, as cores claras, mais discretas, contrastam com o volume de madeira (que já existia) posicionado à direita e com as janelas de vidros, emoldurada com bordas pretas.

No interior, o azul e o verde se misturam às cores mais quentes, como o amarelo e vermelho da decoração. A “brincadeira” está presente, inclusive, na logomarca da casa.

Compensa? - O projeto agradou os proprietários. Para o sócio Nelson Gabriel Pinto, de 36 anos, o investimento compensou, nem tanto pelo gasto com a reforma e “transformação” da casa em empresa, mas pela boa localização.

Na Antônio Maria Coelho, afirmou, a exemplo de outros endereços no centro, não há mais terrenos à venda e o custo com aluguéis de salas comerciais é alto. A alternativa é investir em residências que podem ser modificadas.

A vantagem é que o aluguel ou o preço de venda geralmente é mais barato. A desvantagem é que o gasto com uma reforma, por exemplo, pode ser superior ao de uma construção. “A questão foi encontrar o ponto de localização que nós gostaríamos que a empresa fosse localizada”, resumiu.

A justificativa é a mesma dada por João Pedro Júnior, de 31 anos, proprietário de um restaurante colonial que funcionava na avenida Ceará e agora está na Euclides da Cunha, considerada por muitos como a rua mais chique da cidade.

Arquitetura do imóvel foi mantido, mas grades e muros foram retirados. (Foto: Marcos Ermínio)
Arquitetura do imóvel foi mantido, mas grades e muros foram retirados. (Foto: Marcos Ermínio)
Casarão antes da reforma. (Foto: Divulgação)
Casarão antes da reforma. (Foto: Divulgação)

“Foi um momento oportuno pelo ponto comercial. Poderia ser feito uma obra, outra construção, mas optamos por isso pela referência da Euclides da Cunha”, disse.

O novo restaurante ocupa o que antes era uma casa. Assim como a gelateria de Nelson, o imóvel também teve de ser readequado. Elaborado pelas arquitetas Letícia Fornari, de 36 anos e Christiane Zeni, de 51, o projeto ficou pronto em 4 meses. As principais interferências foram no térreo da casa de dois andares, onde hoje funciona o restaurante.

O espaço foi ampliado com estruturas metálicas e placas cimentícias, que substituem os tijolos. “Tiramos as divisões possíveis e transformamos em um grande salão”, contou Letícia.

A parte superior não foi alterada. Os quartos, com banheiros amplos, se transformaram em escritórios e vestiários para os funcionários. Como a casa era antiga e tinha características de um imóvel colonial, a fachada foi mantida. “Mantivemos a arquitetura, mas tiramos o portão, a grade e escolhemos uma cor de impacto”, explicou.

Térreo foi ampliado e se tornou o salão principal. (Foto: Marcos Ermínio)
Térreo foi ampliado e se tornou o salão principal. (Foto: Marcos Ermínio)
Decoração deu uma nova cara à residência. (Foto: Marcos Ermínio)
Decoração deu uma nova cara à residência. (Foto: Marcos Ermínio)

Quanto custa? - Grandes reformas são comuns e estão relacionadas, muitas vezes, ao progresso. Endereços, antes residenciais, agora são pontos comerciais de alto valor no mercado, como é o caso da rua Euclides da Cunha, no Jardim dos Estados.

Às vezes, um projeto de readequação sai mais barato que uma construção ou vice-versa. Tudo depende da intenção, do tipo de negócio e do valor investido. A dica é contratar ajuda de alguém especializado e estudar o melhor custo-benefício.

A “regra” é simples, afirmou Letícia: quanto menos intervenções, menor será o custo. “O ambiente comercial sempre tem o tempo correndo contra a gente porque, geralmente, são lugares em que a pessoa precisa entrar para ter retorno financeiro”.

Outra recomendação é definir o público alvo, o tipo de serviço a ser oferecido e, se possível, a identidade visual do estabelecimento. “Quando você tem um perfil, uma imagem trabalhada, fica mais fácil ter um direcionamento”, explicou Denize.

 

Matéria atualizada no dia 01/07, às 20h46, para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias