ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Empresa vende casas de plástico em Campo Grande, com m² a R$ 650,00

Ângela Kempfer | 16/07/2012 16:14
Casa por dentro permite instalação de placas de gesso e pintura convencional.
Casa por dentro permite instalação de placas de gesso e pintura convencional.

Por enquanto, a estrutura só existe em canteiros de obras como ponto para armazenar material ou servir de escritório temporário em Campo Grande. Mas a CTEC Engenharia começa a negociar a instalação de uma casa de plástico para moradia definitiva.

Quem tiver o desprendimento para investir nesse novo sistema de construção, vai pagar cerca de R$ 650 pelo metro quadrado e ter um imóvel ecologicamente correto, com resistência maior que da alvenaria comum, garantem os donos da ideia que surgiu no Ceará.

Esse valor não inclui os custos com instalação elétrica e hidráulica e pode variar de acordo com as divisões internas. “Se forem muitos, há o custo com as placas no interior”, explica o diz o engenheiro José Antônio Severino da Silva.

Toda a estrutura é metálica, preenchida com as placas de plástico reciclado, são usados de potes quebrados a sacolas plásticas na composição do material, o que torna o sistema um exemplo ecológico no Brasil.

Depois das paredes levantadas, é possível cobrir tudo com textura, o que deixa o imóvel com cara de residência comum. As janelas, normalmente são de madeira, mas é possível adaptar as esquadrias de metal para a espessura das paredes que é de 5 centímetros. O acabamento interno é feito em gesso.

A limitação é que o sistema não permite muita ousadia no projeto. Só é possível fazer uma casa térrea, por exemplo.

Hotel em Guaramiranga (CE) foi todo construído com paredes de plástico.
Hotel em Guaramiranga (CE) foi todo construído com paredes de plástico.

Já para evitar o calor, o que logo vem à cabeça quando pensamos em plástico, há um espaço entre as placas que funciona como um colchão de ar, o que também permite preenchimento com algum isolante térmico.

Um imóvel com dois quartos, banheiro e sala conjugada à cozinha, com cerca de 45 m², custaria cerca de 29 mil, sem contar os valores com eletricista e parte hidráulica.

Outra vantagem, diz José Antônio, é o tempo para levantar a casa de plástico. “Conseguimos fazer em uma semana”, assegura.

Não é preciso alicerce, a casa começa a ser montada sobre uma placa metálica instalada no terreno. Dentro das placas, há dutos para encanamento e instalação elétrica.

Hoje, uma casa de plástico serve de escritório de obra no espaço da mostra Morar Mais por Menos, na Rua da Paz. “Mas as paredes são almofadadas, não mostram muito qual a possibilidade residencial. Estamos negociando com uma arquiteta a primeira casa final aqui em Campo Grande”, adianta o engenheiro.

No Ceará, o sistema é usado desde 2009 e um hotel foi completamente construído com as placas de plástico em Guaramiranga, cidade serrana a 40 minutos de Fortaleza.

A CTEC Engenharia fica na rua 24 de outubro, número 156, casa 1. O telefone é 30262061.

Nos siga no Google Notícias