A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

22/05/2012 15:13

Fechada, Ary Coelho atrai curiosos que querem ver evolução da obra

Elverson Cardozo
Enquanto a Praça Ary Coelho segue interditada, idosos migraram para o Horto Florestal. (Foto: Minamar Júnior)Enquanto a Praça Ary Coelho segue interditada, idosos migraram para o Horto Florestal. (Foto: Minamar Júnior)
Jogo é uma das preferências entre o público. (Foto: Minamar Júnior)Jogo é uma das preferências entre o público. (Foto: Minamar Júnior)

Fechada desde agosto do ano passado para obras, a Praça Ary Coelho, a mais antiga de Campo Grande, virou motivo de curiosidade. Todo dia, pelo menos 10 pessoas, vão ali para "visitar" a obra e ver como vai ficar o espaço, que terá, entre uma das novidades, grades cercando o local.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

O mestre de obras Airton Moreira, de 47 anos, que está na obra todo dia conta que a maioria dos visitantes são idosos, curiosos para saber sobre o fim da obra de revitalização. A Praça, que está em sua 16ª repaginagem, tem previsão de entrega no aniversário de 113 anos de Campo Grande.

Moreira afirma ainda que os trabalhos estão em ritmo acelerado e dentro do cronograma previsto. Na última semana foi instalado o novo coreto, o gradil foi instalado e foram iniciados os testes de pintura.

Entre funcionários contratados e terceirizados, aproximadamente 30 profissionais trabalham das 7h às 17h para dar conta de entregar a praça, “novinha em folha”, no aniversário da cidade. “Por ser local público você vendo isso depois de pronto e saber que participou é uma honra”, disse.

Segundo divulgou a Prefeitura, a reforma da praça deve ficar pronta até agosto deste ano, época em que a cidade completa 113 anos. O custo total da obra é de R$ 2,1 milhões.

Ansiedade- Para um grupo específico, a obra provoca ansiedade, para os idosos que, entre uma conversa e outra, costumavam passar o tempo jogando na Ary Coelho.

Por conta dos trabalhos, o espaço está fechado para visitação, mas o bate-papo, tão comum entre o público fiel, continua. O jeito foi migrar para o Horto Florestal.

Segundo a Guarda Municipal que faz a segurança da área, o número de idosos que passou a frequentar o local aumentou de um ano para cá.

Luiz Leite, de 75 anos, é um dos que resolveu ir para o Horto aguardar o fim das obras. Hoje, debaixo das sombras das árvores, admitiu que estava ansioso. “Acho que está demorando demais”, disse.

Enquanto a área não é liberada seu Luiz fica ali, junto com amigos, jogando dominó. “Eu bato umas pedrinhas”, brinca. O aposentando, que se diz “cliente do Dona Ziza” (Centro de Convivência do Idoso), frequenta o local todas as terças, quintas e sextas-feiras.

Não vê a hora de voltar à praça, mas faz algumas ressalvas. Espera, pelo menos, que a prefeitura tenha se preocupado em arrumar os banheiros, disponibilizado lixeiras e instalado placas de orientação. “Banheiro é o principal”, resume.

Idoso não vê a hora de voltar para Ary Coelho. (Foto: Minamar Júnior)Idoso não vê a hora de voltar para Ary Coelho. (Foto: Minamar Júnior)

O aposentando Sebastião José da Silva, de 67 anos, é outro que aguarda, ansioso, para visitar a “nova” praça. Acredita que a obra vai satisfazer o público e dar uma nova roupagem à cidade.

Mas de nada adianta “boniteza”, declarou, se a segurança continuar do mesmo jeito. “A polícia tem que fazer rondas de modo que não tenha bate carteira”, declarou.

A Prefeitura assegura que o cercamento da Praça com grades metálicas é justamente para garantir segurança. O espaço vai fechar após as 23h.

Canteiro de obras. (Foto: Minamar Júnior)Canteiro de obras. (Foto: Minamar Júnior)



Com a tecnologia de hoje, é possivel colocar a Fonte Luminosa funcionando como dantes, As musicas que pareciam sair debaixo e provocava várias coreografias das águas coloridas e dançante? Ai sim pode se dizer que valeu.
 
Carlos Lamarca em 23/05/2012 12:27:43
(Antes de tomarmos decisaões concertesa algo foi pensado e repensado consertesa bem pranejado) parabens Campo grande
 
Rosa Aparecida nunes em 23/05/2012 11:53:58
AINDA ESTA ASSIM,SE FOSSE NUM PAIS .CIVILIZADO JÁ ESTARIA PRONTO E BEM FEITO A MUITO TEMPO
 
evaristo viana em 23/05/2012 10:11:45
Concordo plenamente com ( Oswaldo Benites Junior)....
 
Rosangela Vargas em 22/05/2012 11:55:31
Acredito que Campo Grande está tronando uma capital de verdade com uma praça bonita de presente em seu aniversário no mês de agosto. Como em várias capitais, uma praça cercada para evitar o depredação por vândalos e viciados em drogas que por ali amanhecem. Inúmeras capitais têm praças cercadas! Por que aqui não?
 
Ezio José em 22/05/2012 11:04:07
Sr Osvaldo o prefeito esta correto em cerca a praça , por mais que se tenha um posto policial , eles não são obrigados a limpar dejetos de andarilhos na madrugada .
tenho certeza que essa solução e sabia , a praça e para a população usar durante o dia . parabéns nelsinho trad .
 
Aline Gomes Silva em 22/05/2012 10:05:10
Cercar praça pública? E o que vai acontecer com os trabalhadores autônomos de lá? Ou vão lotear quiósques e stands? E o horário de visitação, vai fechar segunda-feira igual se faz no Horto? Falam que a praça é para o povo como o céu é para os pássaros... Vai parecer gaióla.
 
Raquel Machado em 22/05/2012 09:36:11
Acho que a obra ficará muito bonita, mas agora cercar a praça é uma pena, o problema é a noite neste ponto a Ary Coelho e uma PROSTITUIÇÃO e BOCA DE FUMO terrível.
 
Juarez Goncalves em 22/05/2012 08:30:15
A prefeitura poderia dar um jeito no mal cheiro que esta ao redor da praça, principalmente nos pontos de onibus, esta demais o fedor...
 
Marcell Marcio Micheletti em 22/05/2012 08:04:12
uma obra que foi orçada em 2 milhoes, eu não acredito que vai tudo isso e que demoraria 2 anos aí sim eu acredito que vai até mais. porque só tem meia duzia de profissional trabalhando, já faz muito tempo, mas eu não esqueci . o povo esta de olho .
 
vanderlei de souza em 22/05/2012 07:20:01
A obra vai ficar bacana pelo jeito, só não entendo pra que cercar, não é melhor colocar um posto da polícia 24 Hs ali, inclusive o posto tem mais serventia que uma grade.
Falta de bom senso mesmo em prefeito!!
 
Oswaldo Benites Junior em 22/05/2012 06:37:24
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.