ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Companhia que roda Brasil com teatro de sombras traz texto de Virginia Woolf

Elverson Cardozo | 30/03/2014 10:13
Espetáculo conta a história de uma babá que cochila enquanto costura uma grande cortina azul bordada. (Foto: Grupo Sobrevento)
Espetáculo conta a história de uma babá que cochila enquanto costura uma grande cortina azul bordada. (Foto: Grupo Sobrevento)

A Cortina da Babá, espetáculo de teatro de sombras para crianças, do grupo Sobrevento, de São Paulo, será apresentado de graça em Campo Grande, nos dias 5 e 6 de abril, às 19h, no Teatro Glauce Rocha. A programação da companhia, que está em turnê pelo Centro-Oeste, inclui, ainda, oficinas, debates e exposição.

A peça tem como base um texto da escritora inglesa Virginia Woolf e marca a primeira experiência do grupo com o teatro de sombras. Sobre o espetáculo, no site oficial, a Sobrevento divulga que ele rompe com a técnica ortodoxa em prol de um estilo mais avançado e contemporâneo por utilizar diferentes suportes de projeto materiais e fontes de luz.

Narra a história de uma criada, uma babá, que cochila enquanto costura uma grande cortina azul bordada com figuras que representam animais e uma pequena aldeia. Ao quinto ronco, os bichos gravados no tecido vão, aos poucos, ganhando vida. Os animais começam a se mexer e, em seguida, dirigem-se a um lago para beber água.

Depois, as pessoas que habitam uma aldeia, e estão encantados por uma feiticeira, que é a própria babá, saem das suas casas. A criada acorda, despertada pelo vôo de um inseto em torno de uma lâmpada que ilumina o seu trabalho de costura e tudo volta ao normal. Os animais congelam-se no tecido e ela continua a costurar.

Trabalho, segundo os críticos, costuma surpreender a plateia. (Foto: SECOM/Itajaí - Victor Schneider)
Trabalho, segundo os críticos, costuma surpreender a plateia. (Foto: SECOM/Itajaí - Victor Schneider)

Resenha de Tatine Rosselt, publicada na Veja São Paulo, deixa o trabalho ainda mais claro para quem tem interesse em apreciar.

“Ao bordar uma grande cortina azul com figuras de animais, uma babá (Giuliana Pellegrini) pega no sono. Enquanto brinca na sala, o menino (Marcelo Paixão) aproveita para recolher o tecido e começa a imaginar que os bichos ganharam vida.

Com a técnica do teatro de sombras, os precisos manipuladores Anderson Gangla, Agnaldo Souza, Marcelo Paixão e Giuliana Pellegrini representam de maneira graciosa um elefante, uma girafa, dois pinguins e outros personagens coloridos.

Eles saltam do pedaço de pano e montam um cenário de uma alegre aldeia. Despertam curiosidade na garotada os momentos em que Marcelo Paixão, como num passe de mágica, parece retirar algumas das silhuetas de trás da tela onde surgem as sombras”.

Animação é feita com bonecos. (Foto: http://mirada.sescsp.org.br/)
Animação é feita com bonecos. (Foto: http://mirada.sescsp.org.br/)

Crítica de Gabriela Romeu, para a Folha de São Paulo, reforça que “A Cortina da Babá” surpreende e intriga a plateia. Na avaliação dela, “é raro encontrar uma animação de sombras sendo usada com apuro visual e jogo poético”.

Histórico - Grupo profissional de teatro, o Sobrevento, formado em 1986, se dedica à pesquisa, teórica e prática da animação de bonecos, formas e objetos.

A companhia brasileira, de renome mundial, tem se apresentando em mais de uma centenas de cidades de 19 estados Brasileiros. Esteve, também, no Peru, Chile, Espanha, Colômbia, Escócia, Irlanda, Argentina, Angola, Irã, México, Suécia e Estônia, representando o Brasil em festivais internacionais.

O grupo tem recebido prêmios e indicações importantes. A Cortina da Babá, por exemplo, é um dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

Confira o cronograma de atividades em Campo Grande:

- 4 de abril, das 14h às 20h – Oficina de Introdução do Teatro de Sombras - Sede do Teatral Grupo de Risco. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.sobrevento.com.br/oficinababa.php.

- Dias 5 e 6 de abril, às 19h – Espetáculo “A Cortina da Babá” – Teatro Glauce Rocha

- De 5 a 7 de abril – Exposição Sombras Chinesas - Foyer do Glauce Rocha.

- Dia 7 de abril – Espetáculo “A Cortina da Babá” (para escolas)

Nos siga no Google Notícias