A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

29/11/2013 10:58

Contribuições indígenas são capa da revista "Cultura MS", lançada pelo governo

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha
Meninos fizeram Dança do Bate Pau durante solenidade de lançamento na governadoria.Meninos fizeram Dança do Bate Pau durante solenidade de lançamento na governadoria.

Em meio ao conflito por terras, envolvendo índios e fazendeiros em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura lança a revista “Cultura em MS”, com a comunidade indígena na capa. Uma “coincidência”, segundo o governador André Puccinelli, mas um reconhecimento merecido. “As etnias merecem respeito e nosso apoio. Fico alegre que nesta edição a revista aborde esse tema que é um dos principais do País”.

Veja Mais
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular

As 80 páginas têm muito de diferentes manifestações culturais do Estado, mas as contribuições indígenas são o tema da grande reportagem desta edição. “Hoje em dia a cultura indígena é maior debate no Estado, mas não na parte cultural e histórica. Isso nem sempre é abordado ou estudado”, comenta o presidente da Fundação, Américo Calheiros.

O editor Fábio Pelegrini garante que a intenção foi passar longe dos conflitos e destacar a história e as etnias. “Queremos pregar a paz no campo, falar de coisa boa. Várias etnias estão em locais afastados e sem qualquer reconhecimento ou divulgação de sua cultura”, justifica.

Sobre os terena, por exemplo, o destaque é a cerâmica. Uma lembrança em tempos difíceis, comemora a cacique da aldeia urbana Marçal de Souza, Enir Bezerra. “Toda comunidade passa por grandes dificuldades, esse ato vale como resgate à auto estima.Tentamos fazer a nossa parte, preservar nossa cultura e exigir nossos direitos”.

Criada em 2008, até este ano a publicação já distribuiu 12 mil exemplares. Sempre com a proposta de incentivar a reflexão, o desafio colocado pela Fundação de Cultura é fazer as pessoas debaterem a formação da identidade sul-mato-grossense.

Entre as reportagens, também há o perfil do maestro Vitor Marques Diniz. Outro destaque é entrevista com o casal de historiadores Valmir Corrêa e Lúcia Salsa.

A 6ª edição da revista tem ainda matérias sobre: moda, comportamento, mercado; a arte de contar histórias; o centenário de três acontecimentos que marcaram a história regional; danças étnicas que caracterizam o Estado e iniciativas de valorização da cultura.

Os exemplares serão repassadas às entidades culturais e educacionais do Estado.

Edição destaca cultura indígena.Edição destaca cultura indígena.



Todas as edições da revista Cultura em MS, incluindo a sexta, lançada hoje, já estão disponíveis em pdf gratuitamente em http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/index.php?inside=1&tp=3&show=7360
 
Fabio Pellegrini em 29/11/2013 14:13:37
Parabéns ao Fabio Pelegrini pela pesquisa aprofundada sobre o tema. A apuração cuidadosa é essencial para um jornalismo de qualidade!!
 
Jessika Machado - jornalista em 29/11/2013 11:52:33
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.