A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

12/06/2013 17:16

Dom Quixote e Sancho Pança viram gari e morador de rua em espetáculo teatral

Elverson Cardozo
Encenação na rua.Encenação na rua.

Será encenado hoje, às 20h, na Feira Central, em Campo Grande, o espetáculo “Quixote”, com os atores Alexandre Roit e Rodrigo Matheus, do Circo Mínimo, de São Paulo. A companhia mistura linguagem circense e teatral. A segunda sessão do espetáculo na cidade será amanhã (13), às 16h, na Praça Ary Coelho.

Veja Mais
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios

A peça é uma atualização dos textos originais de Cervantes. O roteiro contempla um contexto urbano e teatral, com elementos da cultura popular, técnicas circense, como malabares e acrobacia. A figura do palhaço não fica de fora.

No grupo, a encenação do clássico da literatura mundial ganhou uma versão contemporânea, mais popular. Os personagens principais aparecem de gari e morador de rua. Além do cômico, o drama ganha destaque.

Segundo material de divulgação, os dois homens “encontram a cumplicidade entre o delírio e a lucidez da própria condição humana, da luta entre o ser e a aparência, entre o ideal e o real”. A “loucura” dos moradores de rua é metaforizada em Quixote, que vê em Sancho Pança, o gari, seu fiel escudeiro.

Contemplada com o prêmio Myriam Muniz 2012, da Funart (Fundação Nacional de Artes), do Ministério da Cultura, a montagem deve chegar às principiais capitais das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País. Em Campo Grande, o espetáculo tem produção local do Pontão de Cultura Guaicuru.

A peça – “Quixote” foi criado em 2005 para o SESC-SP como projeto itinerante da “Mostra de Arte Sesc 2005 – Mediterrâneo” e foi representado em 75 cidades do interior do Estado de São Paulo.

Em Outubro de 2006, o espetáculo ganhou uma versão em castelhano, que passou por 4 festivais internacionais na Argentina. A companhia também apresentou o espetáculo na Mostra Rio-São Paulo de Teatro de Rua, em Paraty, no Rio de Janeiro.

 




Uma forma simples e encantadora.
 
Aline Cristina Monteiro em 12/06/2013 17:29:53
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.