ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Em abril, projeto Miolo realiza encontro de escritores regionais e nacionais

Neste mês serão realizados dois encontros envolvendo leitura compartilhada e oficina gratuita

Por Jéssica Fernandes | 06/04/2024 13:10
Projeto promove encontro literários para incentivar leitores na Capital. (Foto: Arquivo pessoal)
Projeto promove encontro literários para incentivar leitores na Capital. (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto ‘Miolo: Circuito de Leituras Integrais’ promove em abril uma série de encontros literários. Com a finalidade de formar e consolidar leitores na Capital, a organização realiza dois eventos que irão unir escritores regionais e nacionais. Nos próximos meses, o público poderá participar de novas ações.

Além das mediações, o projeto traz oficinas com o intuito de apresentar a literatura como agente de inclusão social e cultural. O primeiro encontro será realizado dia 19 de abril, com a leitura integral, em grupo, do livro "Azul Dentro do Banheiro" de Marlene Mourão, a Marzinha.

A mediação ficará por conta do escritor e artista-educador carioca Caio Zero, autor de obras finalistas do prêmio HQ Mix, um dos mais disputados do mundo dos quadrinhos. Durante o evento, ao lado da atelierista Ana Espinosa Horn e da psicanalista Ligia Burton, Caio conduzirá os presentes a um bate papo sobre a obra, de maneira colaborativa.

Já no dia 20, o projeto organiza a oficina literária que será destinada ao público jovem e adulto. Na ocasião, os participantes irão experimentar a linguagem dos quadrinhos a partir de exercícios de criação e de uma conversa sobre processo criativo na produção das histórias em quadrinhos, temáticas, pensamento e narrativa. A oficina terá duração de uma hora e meia e os participantes deverão levar papéis em branco sem pauta, lápis, borracha, apontador e uma caneta preta ou azul.

Nos meses de maio e junho  novas edições estão marcadas para ocorrer. Em maio, a leitura escolhida será Caixa D'Água, de Febraro de Oliveira, com presença da escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti de 2022 e participação das psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado.

Em junho, será realizada a leitura de “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020, pela escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021. Participarão ainda a artista visual Isabê e a professora Rosana Zanellato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em todas as edições, acontecerão oficinas literárias na sede da Cufa.

Para todos - O projeto "Miolo: Circuito de Leituras Integrais" já acontece desde 2023 em Campo Grande, promovido pelos livreiros Bianca Resende e Felipe Mafra e o escritor Febraro de Oliveira, que também estão à frente da Hámor Livraria, nome conhecido em feiras, festivais e eventos da cidade.

Desde o lançamento do projeto, foram realizadas quatro edições, reunindo um total de 150 leitores em encontros de quatro horas de duração. Com a nova fase do projeto, que foi contemplada com a Lei Paulo Gustavo, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o objetivo é expandir ainda mais o público.

Além disso, um dos aspectos mais marcantes do projeto é a escolha de sediar os workshops na Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande, reafirmando um compromisso com políticas públicas que fortaleçam as comunidades periféricas. "Ao trazer escritores de renome nacional para esses espaços, o projeto visa não apenas difundir a literatura, mas também promover um verdadeiro intercâmbio cultural entre diferentes realidades sociais", lembra o escritor Febraro Oliveira.

Um ponto fundamental do projeto é o compromisso com a acessibilidade, com todas as etapas contando com intérpretes de libras e locais adaptados para garantir a participação plena de pessoas com deficiência auditiva e visual.

Serviço:

"Miolo: Circuito de Leituras Integrais", com Caio Zero

Leitura compartilhada

  • Data: 19/04, às 18h30
  • Onde: Bar Copo, Rua 14 de julho, 2530.

Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Oficina literária

  • Data: 20/04, às 10h
  • Onde: Central Única das Favelas (CUFA) - R. Midas, 461 - Portal Caiobá

As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever pelo link na bio do Instagram @hamorlivraria

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias