A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

26/10/2016 06:29

Entre lentes e técnicas, bichos parecem posar para Patrik em fotos incríveis

Paula Maciulevicius
Retrato (Foto: Patrik Oening)"Retrato" (Foto: Patrik Oening)

A fauna e a flora parecem se render aos cliques de Patrik Oening. Entre técnicas e lentes, os animais - em especial - os insetos posam para o farmacêutico que se descobriu na fotografia quando a filha mais velha nasceu. Catarinense de sotaque arrastado, Patrik é pesquisador, professor da UFMS e apaixonado por fotos.

Veja Mais
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

Foi enxergando insetos como a gente nunca viu que o Lado B chegou até ele. A fotografia sempre esteve paralela à rotina profissional, mas ganhou um peso maior quando Sofia nasceu. "A gente começou a dar mais importância para poder registrar todos os momentos dela", conta o pai. Hoje Sofia tem 5 e uma irmã de 1 ano, Lorena. 

Com o nascimento da filha, Patrik se profissionalizou e tem sido assim nos últimos cinco anos. Entre cursos e workshops, ele acabou aprendendo a fotografar sem preferências. "Já me disseram que eu deveria focar em uma área. Mas eu me recuso, porque acho que a fotografia é bem ampla. Gosto de conhecer as técnicas e fotografar de tudo um pouco", explica.

A rainha do galho. (Foto: Patrik Oening)A rainha do galho. (Foto: Patrik Oening)
Bailarina. (Foto: Patrik Oening)Bailarina. (Foto: Patrik Oening)
Cricket. (Foto: Patrik Oening)Cricket. (Foto: Patrik Oening)
Silhueta de formiga. (Foto: Patrik Oening)Silhueta de formiga. (Foto: Patrik Oening)

Os insetos "modelos" de Patrik estão dentro da técnica "macrofotografia". "A gente pode se utilizar de lentes que são macro ou de outras técnicas, uma lente fora da câmera, uma lente invertida, ou tubo adaptador. São várias as que uso, depende do momento", diferencia. 

Mas o diferencial para se conseguir a foto não está nem na técnica e sim em como Patrik se ambientaliza. "Não sou biólogo, mas aos pouquinhos, como lido bastante com a natureza, conheço o comportamento dos animais e tu passa a conhecer também como que eles lidam com a tua presença, até que ponto consegue se aproximar dele", exemplifica. 

Assim como uma pessoa, Patrik explica que os insetos também têm um melhor ângulo para ser fotografado. "Essa é a grande sacada da macrofotografia, você conseguir encontrar o melhor ângulo de forma que fique uma fotografia que chame a atenção", completa. 

Sublime. (Foto: Patrik Oening)Sublime. (Foto: Patrik Oening)
Lines - um exemplo de macrofotografia feita durante a  noite, que é quando as aranhas saem para construir suas teias. (Foto: Patrik Oening)Lines - um exemplo de macrofotografia feita durante a noite, que é quando as aranhas saem para construir suas teias. (Foto: Patrik Oening)

E é no local onde eles estão, que Patrik adentra. Na fotografia, ele aprendeu que não se tira nada do seu lugar e nem se leva para casa. A prática tem feito com que na segunda foto, ele já consiga o que quer. "Faz a primeira, olha o resultado, analisa, corrige e na segunda, já sai a foto", explica. E antes de se chegar à edição, o farmacêutico explica que tenta extrair o máximo da foto ali e deixar para depois apenas pequenos ajustes de luz e cor. 

Ao lado da macro, o portfólio divide espaço com a fotografia esportiva, noturna, aquática, aérea, de natureza, ensaios e as de família. "É um hobby e prefiro considerar, porque assim eu tenho liberdade de criação", resume. Os trabalhos que pega são para investir em equipamentos.

E é essa dinamicidade da fotografia que fez com que Patrik se apaixonasse. "Se me perguntar qual é a tua especialidade, eu diria: fotografia noturna, de longa exposição, mas eu gosto de passar e trilhar por todas as áreas, isso sim me engrandece". 

No entanto, é o verde que fica em evidência na macro, que traz a paz. "Uma paz, uma familiaridade com a própria natureza. Eu vivo no meio natural e fotografo todos os dias. Senão de manhã, à noite". 

O trabalho de Patrik pode ser acompanhado pelo site, Facebook e Instagram.

Curta o Lado B 

Dragonfly. (Foto: Patrik Oening)Dragonfly. (Foto: Patrik Oening)
Roberfly. (Foto: Patrik Oening)Roberfly. (Foto: Patrik Oening)
Olho grandeOlho grande
Lagarta. (Foto: Patrik Oening)Lagarta. (Foto: Patrik Oening)
Ladybug. (Foto: Patrik Oening)Ladybug. (Foto: Patrik Oening)
Advinha quem é? (Foto: Patrik Oening)Advinha quem é? (Foto: Patrik Oening)
Solitária. (Foto: Patrik Oening)Solitária. (Foto: Patrik Oening)
A equilibrista. (Foto: Patrik Oening)A equilibrista. (Foto: Patrik Oening)
Orvalho. (Foto: Patrik Oening)Orvalho. (Foto: Patrik Oening)
Aranha Branca. (Foto: Patrik Oening)Aranha Branca. (Foto: Patrik Oening)
Long Legs. (Foto: Patrik Oening)Long Legs. (Foto: Patrik Oening)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.