A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

08/09/2015 17:08

Espetáculo sobre Marçal de Souza é escolhido pela Petrobras para representar MS

Ângela Kempfer
“Tekohá – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” é um espetáculo apresentado nas ruas.“Tekohá – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” é um espetáculo apresentado nas ruas.

O Teatro Imaginário Maracangalha foi um dos selecionados no Brasil pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura para rodar o Rio Grande do Sul com espetáculo em homenagem ao líder indígena Marçal de Souza.

Veja Mais
Danielle Winits vive Marilyn Monroe em peça que estreia em janeiro na Capital
Fim de semana tem Naiara Azevedo e contação de histórias

A estatal destinou R$ 15 milhões para circulação de peças em 2015 e 2016. Na lista dos 83 espetáculos, está “Tekohá – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”.

A direção é de Fernando Cruz e o elenco tem Camilah Brito, Fernando Cruz, Fran Corona, Moreno Mourão e Renata Cáceres. O figurino é assinado por Ramona Rodrigues, a cenografia é de Zé Eduardo Calegari Paulino e os adereços de Lício Castro.

A peça narra em apresentações de rua a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. A palavra que dá nome ao espetáculo, Tekoha, tem um significado peculiar. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço de pertencimento da cultura guarani.

O trabalho do Maracangalha já foi premiado no 30º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro da Fesmat (Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro) em 2011, como Melhor Espetáculo, Direção, Dramaturgia, Figurino e Sonoplastia na categoria rua. Em 2010 recebeu o Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas.

O projeto da Petrobras seleciona peças nas categorias adulta e infanto-juvenil. Os vencedores farão apresentações em 120 municípios.

A proposta é criar um intercâmbio cultural. Por isso, Mato Grosso do Sul receberá turnês de companhias de outros estados.

Para fomentar a arte, os ingressos terão preços populares ou entrada franca.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.