A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

05/07/2014 07:47

Grupo de MS circula por 43 cidades com espetáculo que questiona criação na dança

Elverson Cardozo
Espetáculo existe desde 2009. (Foto: Franciella Cavalheri)Espetáculo existe desde 2009. (Foto: Franciella Cavalheri)

O espétaculo “Plagium?”, da Companhia Dançaurbana, de Campo Grande, foi selecionado para integrar a 17ª edição do Palco Giratório do Sesc. As apresentações começaram no início do ano. Os bailarinos já percorreram Fortaleza, Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Maceió e Macapá. Ainda faltam 37 cidades.

Veja Mais
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais
Da droga à reabilitação, Zé Pretim sobe ao palco com banda e repertório afiado

Essa é a segunda vez que um trabalho de Mato Grosso do Sul entra na lista de apresentações do programa, um dos mais prestigiados projetos de circulação de artes cênicas do país, que possibilita trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e platéias.

Em 2008, o grupo Ginga foi o único contemplado e emplacou “Cultura Bovina?”. O trabalho fazia uma crítica à cultura de massa e ao próprio estado, “que vive em função dos bois”. Na época, a apresentação foi bastante comentada por trazer dançarinos em nudez explícita e uma bailarina dentro de um cubo vazado.

Em “Plagium?”, a Cia lança a pergunta: “é possível ser singular em contato com o que há em comum com outras obras?” “Levantamos essa questão porque, em 2008, o Dançaurbana foi acusado de ter plagiado um outro espetáculo. […] A gente questiona a autoria da dança, o que é e o que não é original”, explica o diretor e coreógrafo do grupo Marcos Mattos, de 30 anos.

Os artistas se apropriaram das mesmas técnicas de dança urbana e recortes de outros grupos, como o próprio Ginga, além do Membros (RJ), Quasar (GO), Cena 11 (SC) e companhia Rosas, da Bélgica. “Plagium?”, existe, na verdade, desde 2009 e já foi selecionado por outro projeto do Sesc, o Amazônia das Artes.

Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson
As atrações acontecem no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. Confira outras dicas da Agenda Cultural....
Filhos e netos, os artistas mais importantes no palco
Escolas particulares de Campo Grande investem em grandes espetáculos para marcar o fechamento do ano letivo....



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.