ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Voluntários usam tarde para colorir muro de pacientes da ala psiquiátrica

Lucas Arruda | 29/09/2015 12:21
Espaço abandonado na Santa Casa vira área de lazer na ala de saúde mental
Espaço abandonado na Santa Casa vira área de lazer na ala de saúde mental

Tem aquele ditado: “Quanto mais colorida a vida, melhor”. Partindo deste princípio grupo de voluntários da igreja Batista, junto com artistas e estudantes de artes de Campo Grande, se ofereceram para pintar uma quadra de vôlei e um dos muros da ala de saúde mental da Santa Casa de Campo Grande. O mutirão aconteceu em um sábado à tarde e reuniu cerca de 40 pessoas.

A ideia de revitalizar o espaço partiu dos membros da igreja, que realizaram uma conferência missionária alguns dias antes de iniciar o projeto. “Depois disso, entramos em contato com a Equipe da Esperança – Voluntariado da Santa Casa, com quem já trabalhamos há algum tempo. Fizemos a proposta e eles aceitaram”, relata a gestora de projetos da Batista, Mercedes Tavares.

Não foi preciso procurar muito para encontrar o espaço ocioso no hospital, que há um tempo estava sem nenhuma manutenção.

A artista Alice Hellmann auxiliou quem estava na ação e não sabia pintar (Foto: Assessoria Santa Casa)
A artista Alice Hellmann auxiliou quem estava na ação e não sabia pintar (Foto: Assessoria Santa Casa)

“Eles terão um espaço de lazer, de interação e para fazer atividades físicas. Estava faltando um lugar assim, é muito importante para o tratamento, proporciona um ambiente mais agradável não só para eles, assim como para os funcionários também”, frisa a presidente da Equipe da Esperança, Cláudia Costa.

Do lado artístico, quem mais se movimentou para conseguir voluntários foi Alice Hellmann. Ela foi convidada por Mercedes para participar da ação. Após o convite a artista publicou em seu perfil no Facebook que faria a pintura do muro no hospital. Sua chamada na rede social atraiu 15 pessoas para ajudá-la.

“Por ser um espaço bem grande pedi para levar mais gente comigo, aí tive a ideia de fazer a chamada pública, coloquei que nem precisava saber pintar, só ter a vontade de ajudar mesmo e saiu melhor do que eu esperava. Muitas pessoas curtiram e eu acho bem interessante porque plantamos a semente da solidariedade em boa parte delas”, detalha Alice.

Foi feita uma área de lazer para os pacientes num espaço que estava abandonado
Foi feita uma área de lazer para os pacientes num espaço que estava abandonado

No início, era para ser feita uma pintura bem figurativa, algo para lembrar a primavera. Foram desenhadas flores, pássaros, plantas, tudo bem colorido, para levar mais alegria ao lugar. “Por fim ficou meio psicodélico, porque como eram várias pessoas, cada um pintava da cor que queria, eu ajudava mais na orientação para quem nunca tinha pintado e traçava as flores e finalizava o acabamento também”, enumera.

O estudante de artes visuais, Helton Vaccari, foi um dos que ajudaram depois de ver a postagem no Facebook. Ele conta que essa não é a primeira vez que faz parte de uma ação social. “Decidi participar por mim mesmo, sempre rola atividades deste tipo no curso, acho que só engrandecemos enquanto artista”, filosofa Helton.

Para eles, este é um trabalho essencial para ajudar na recuperação dos pacientes. “A arte-terapia auxilia muito, é um momento que você expressa suas emoções, coloca o que tem dentro pra fora. A arte te permite fazer isso de forma lúdica, a relação com cores e formas, estimula a pessoa de várias maneira, eu tenho certeza que só faz bem”, conclui Alice.

Quem quiser participar da equipe de voluntariado da Santa Casa pode entrar em contato pelo telefone 3322-4134.

Artistas e voluntários da igreja Batista participaram do projeto (Foto: Vanessa Tamires)
Artistas e voluntários da igreja Batista participaram do projeto (Foto: Vanessa Tamires)
Nos siga no Google Notícias