A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

18/06/2012 09:20

Com obra de Volpi como inspiração, crianças pintam painel para festa do próximo sábado

Francisco Júnior
Alunos experimentando as cores. (Foto: Nyelder Rodrigues)Alunos experimentando as cores. (Foto: Nyelder Rodrigues)

Adolescentes empolgados do Jardim Noroeste ganharam no final de semana a tarefa de transformar grandes painéis de madeira em arte brasileiríssima. Orientados pela artista plástica Ana Ruas, criaram o cenário para o "Casório do Ano", festa Junina do Lado B marcada para o próximo sábado, em Campo Grande.

Veja Mais
Com bugrinhos de Conceição, galeria reúne arte de MS e área ainda atende eventos
Danielle Winits vive Marilyn Monroe em peça que estreia em janeiro na Capital

Para fugir das figuras convencionas, como a ilustração do casal caipira, a artista resolveu fazer uma releitura da obra do pintor Alfredo Volpi, famoso pela inspiração em bandeirolas e fachadas. “Além de colaborar com a festa, eles aprendem sobre o artista e a obra dele”, explica Ana Ruas.

Antes de começarem a criar, os estudantes tiveram uma aula sobre a vida e o trabalho do pintor com a professora universitária e escritora Maria Adélia Menegazzo.

Uma das lições foi sobre a importância das obras para a arte brasileira. Alfredo Volpi nasceu na Itália, mas quando tinha apenas 1 ano de idade veio com a família para São Paulo. No Brasil, virou o artista das "bandeirinhas", com um abstracionismo geométrico recheado de arquitetura, bandeirolas e mastros das festas juninas.

Em dupla,meninas fazem painel de releitura da obra de Volpi. (Fot: Nyelder Rodrigues)Em dupla,meninas fazem painel de releitura da obra de Volpi. (Fot: Nyelder Rodrigues)

Depois de um sábado de teoria e algumas experimentações com recortes e papel, a principal parte ocorreu na tarde de domingo. Envolvidos no grupo de Escoteiros Mário Dilson, a atividade foi bem diferente da normalmente feita em grupo.

Aos poucos, os adolescentes transformaram da sua maneira seis placas de madeirite em obras de arte.

Em todo o trabalho foi utilizada tinta látex de várias cores. “Nós criamos uma situação possível do trabalho de Volpi. A releitura é mais educativa, já que eles podem usar a criatividade”, acrescenta Ruas.

A índia Terena Ruth Cibele Pereira, de 14 anos, disse que vai levar para toda a vida a experiência apreendida neste fim de semana. “ Nunca tinha pintado desse jeito, com técnica. Ainda pude conhecer o trabalho de um artista criativo”.

A mesma opinião tem a estudante Patrícia Silva, 14 anos. Para ela, poder se divertir e ainda ganhar conhecimento, “não tem preço”. “ Estou adorando estar pintando. Antes de participar do grupo passava o domingo assistindo televisão”.

A diretora técnica do Grupo de Escoteiro, Leize Demetrio da Silva, confirma que os estudantes ficaram empolgados com a oportunidade. “Eles tiveram uma palestra conhecendo a vida do autor e ainda puderam conhecer a intencionalidade do autor”, destacou.

A obra pronta ficará no principal espaço do Casório do Ano: no palco. A festa será aberta ao público, de graça, no próximo dia 23 de junho. O evento começa às 17h, na rua José Paes de Faria, número 77, na Vila Jacy, conhecida como Rua do Laticínio.

O arraial é realizado em parceria com a Tapiocaria Pernambucana e tem os patrocínios do Sicredi, Shopping Norte Sul Plaza, Mídia Nova e Shopping China.

As bandeirolas originais de Volpi.As bandeirolas originais de Volpi.



Consciência, soberania, inclusão social e humanidade, são algumas palavras que podemos ou tentamos definir a importância de seu trabalho... Mas na minha concepção é tudo mais grandioso que isso, é também transparência, essência, arte, leveza solidariedade e imortalidade, pois um trabalho como o seu não se apaga nunca. Até pode ser feito mais, mas o que fazes não será esquecido jamais!
 
Erasmo Pedotti em 19/07/2012 07:58:48
Parabéns Sgto Freitas, Leize e equipe, pelo belíssimo trabalho. Tive um grande prazer em conhecer esse grupo maravilhoso de escoteiros, em Bodoquena, cidade amada pelo nosso saudoso Mário Dilson ( Mário Brother). Continuem firmes nessa jornada maravilhosa, resgatando valores que muitas vezes são esquecidos. Parabéns. Bjs a todos!
 
Luciana de Jesus O. Delgado em 20/06/2012 08:44:09
parabens ao grupo escolteiro mario dilson estao fazendo uma grande diferença as crianças do bairro meu filho ama ir para os escolteiro mario dilson ele nao ve a hora d chegar sabado!!!!!! parabens a toda equipe do mario dilson
 
SIMONE CRISTINA PAREDES FAUSTINO em 19/06/2012 09:03:08
Parabéns ao Campo Grande News, a Artista Plastica Ana Ruas, a professora e Escritora Maria Adelia, por presentearem o Grupo Escoteiro Mario Dilson com essa belíssima atividade! Não tenho duvidas que a arte é uma ferramenta importantíssima na inclusão social, esses dois dias levarão para a vida inteira. Parabéns Escoteiros, continuem Sempre Alerta Para Servir!
http://sargentofreitas.blogspot.com
 
Sidnei Garcia em 18/06/2012 12:04:17
Parabéns! o resgate de uma sociedade se faz através das artes plástica e cênicas.Espero que essas crianças possam ir e assistir o evento do dia 23/06, e apreciar o cenário,por elas construído. Parabenizo a artista plástica e professora Ana Ruas, a diretora do Grupo de Escoteiros pelo trabalho, e as crianças pelo aprendizado.
 
NOELINA MARQES DIAS em 18/06/2012 10:23:47
Parabéns ao Grupo de Escoteiros Mário Dilson e aos seus dirigentes e escotistas pelo trabalho realizado com as crianças deste bairro de Campo Grande. Parabéns também a artista plástica e ao campograndenews pela divulgação desta matéria no dia de hoje, 18 de junho, que se comemora o dia do escoteiro sênior.
Sempre Alerta.
Tuca, de passagem por Aracaju, SE
"Mais Escoteiros Melhores Cidadãos" BP
 
Carlos Eduardo Scarcelli em 18/06/2012 03:19:54
Parabéns ao Campo Grande News pela iniciativa, ao Ch Freitas pela articulação, aos jovens pelo envolviemnto e sobretudo à Ana Ruas pelo convite e pelas duas tardes onde mais do que a técnica, eles aprenderam sobre a VIDA. grata, grata, gratíssima!!
 
Leize Demétrio da Silva em 18/06/2012 02:54:08
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.