ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Anônima no Estado, escritora de MS busca reconhecimento em Corumbá

Elverson Cardozo | 30/04/2012 09:42
Novo projeto da escritora Vanda Ferreira vai integrar pintura, litetura e ecologia. (Foto: João Garrigó)
Novo projeto da escritora Vanda Ferreira vai integrar pintura, litetura e ecologia. (Foto: João Garrigó)

Fora as atrações nacionais do Festival América do Sul, como Margareth Menezes, Paulinho Moska e Lulu Santos, Corumbá também recebe artistas locais em busca de reconhecimento.

Vanda Ferreira é uma delas. No estande do Fórum de Cultura, a escritora campo-grandense está divulgando o próprio trabalho. Vanda, que também é conhecida pelo apelido de Bugra Sarará, já tem 9 livros publicados e outros 23 prontos para publicação.

Defensora da produção literária regional, a sul-mato-grossense reclama da falta de reconhecimento. Diz que deve haver mais abertura para que os conterrâneos conheçam os valores da terra. “Eu, Vanda Ferreira, parece não existir”, afirma.

A participação no Festival América do Sul, declarou, é válida, mas “é um evento paralelo”. Bugra Sarará explica que muita gente não sabia, por exemplo, sobre o Fórum Cultural.

No espaço o público pode conferir apresentações de poemas dramatizados, declarações de poesias, entre outras atrações. “É um sarau-lítero-músical”, explica a curadora Tânia Carretone, de 46 anos.

A proposta, explica, é propiciar ao público acesso à arte regional e, também, divulgar o trabalho de artistas locais. “Eu recebia muita reclamações de artistas que não eram contemplados”, afirmou.

Projeto – Além dos livros, Vanda Ferreira também levou um novo projeto. Trata-se de uma exposição de artes visuais que vai unir pintura, literatura e ecologia. A proposta da escritora é criar uma coleção sobre a fauna e a flora de Mato Grosso do Sul.

O projeto, que ainda não tem nome definido, deve ser apresentando à Fundação de Cultura do Estado ou Município.

Perfil – Vanda Ferreira nasceu e foi criada em Campo Grande. É produtora de literatura e artes visuais. Já foi premiada em salões de artes e concursos de poesias.

Bugra Sarará também é Cônsul e diretora internacional do meio ambiente, pela Associação dos Poetas Del Mundo.

Atualmente, é titular da cadeira número 4 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e vice-presidente da entidade. A escritora também é conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Campo Grande.

Vanda Ferreira tem livros publicados em Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e países como Alemanha e Portugal. Sua última obra publicada foi “Passagens” – uma história de vida que conta as memórias de uma juventude. Tudo em um lapso de 48 horas.

Nos siga no Google Notícias