A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

14/05/2012 11:08

Ateliê Ana Ruas abre para 4 dias de curso sobre as artes plásticas brasileiras

Ângela Kempfer
Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917 em tempos de debate nacionalista.Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917 em tempos de debate nacionalista.

Entender a arte produzida no País é ficar um pouco mais brasileiro. Chegar lá não é fácil, mas nada que uma boa conversa não resolva.

Veja Mais
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular

Nos próximos quatro dias, Maria Adélia Menegazzo e Rafael Maldonado vão ministrar o curso “História da Arte: Sentidos da representação na pintura brasileira: do realismo ao modernismo.”

No Ateliê Ana Ruas, as descobertas sobre a arte do século XIX e as primeiras décadas do século XX devem começar pela técnica e se aprofundarem no que diz respeito à linguagem “capaz de definir uma imagem de nação brasileira e de construir uma tradição nacional. A proposta do curso é verificar como alguns artistas brasileiros trabalharam com esta visão”, explica Maria Adélia.

Na lista de nomes que merecem ser estudados estão Victor Meireles, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo, Eliseu Visconti e as mulheres pintoras como Georgina Albuquerque, Abgail de Andrade, Bertha Worms e Julieta França.

Maria Adélia conta que na segunda fase do curso, “o enfoque recai sobre pintores como Di Cavalcanti, Cícero Dias, Lasar Segall, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Portinari, que também se voltaram para a definição de um caráter nacional para a arte brasileira, na perspectiva modernista. Serão estudadas, também, obras de artistas do Grupo Santa Helena, como Alfredo Volpie Aldo Bonadei”.

Para facilitar, as aulas serão expositivas com projeções de obras para discussão sobre as mudanças a serem observadas e “os possíveis percursos de leitura para a construção dos sentidos”, diz Maria Adélia.

O curso começa amanhã e segue até 18 de maio, das 19h às 21h30. O investimento é de R$ 200,00.

O Ateliê Ana Ruas fica à Rua Inah Cesar Rosas, 8 – Tayamã Park, na região dos altos da avenida Mato Grosso. Outras informações pelo telefone 3326-1078.

Parte da obra de Bertha Worms.Parte da obra de Bertha Worms.



Obrigada a toda a equipe do CAmpo Grande News!Ana Ruas
 
Ana Ruas em 14/05/2012 11:29:53
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.