A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

21/10/2011 19:59

Teatro de rua envolve plateia com MP3 em espetáculo amanhã no calçadão da Barão

Paula Maciulevicius

A concentração está marcada em dois horários. Ao meio-dia e às 17h, no calçadão entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio

A história vai fazer o participantes reparar em detalhes que passam desapercebidos no cotidiano, garante diretor. (Foto: Pedro Peralta)A história vai fazer o participantes reparar em detalhes que passam desapercebidos no cotidiano, garante diretor. (Foto: Pedro Peralta)

Intervenção urbana vai usar MP3 neste sábado no calçadão da Barão. O espetáculo “Caminhos”, da companhia de teatro carioca Enviezada vai reunir oito atores que prometem envolver o público com o uso da tecnologia.

A concentração está marcada em dois horários. Ao meio-dia e às 17h, no calçadão entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio.

No palco de um cotidiano de carros passando e pedestres a andar, o calçadão vai ganhar ainda mais vida neste sábado. 25 pessoas que já retiraram a senha hoje, vão receber um aparelho de MP3 e depois de apertar o play vão acompanhar e participar de toda apresentação.

O diretor da companhia Zé Alex, explica que essa é a primeira peça de rua produzida por eles e que foge daquilo de Arlequim, tambores, de ser feito em uma praça.

A peça é uma intervenção urbana, composta de uma apresentação itinerante. Através do áudio do MP3 os participantes vão sentir como se a narrativa fosse da voz da própria consciência.

“Ele vai ficar alheio a tudo que acontece. É uma intervenção silenciosa, quem está de fora nem percebe, só está vendo os atores e acaba fazendo parte também sem perceber”, explica Zé Alex.

A peça, esta abaixo no vídeo, foi encenada em abril, Curitiba no Paraná. Depois disso a companhia já se apresentou no Festival de Teatro Três Rios, agora em Campo Grande e a próxima apresentação será em Barra Mansa.

Em 45 minutos de encenação envolvendo diálogos e trilha sonora, o público vai acompanhando o ritmo dos atores, que serão sinalizados através de bandeiras nas cores verde, amarelo e vermelho, indicando quando se deve andar, ter atenção ou parar.

A história vai fazer o participantes reparar em detalhes que passam desapercebidos no cotidiano.

“O MP3 representa a solidão de cada um, às vezes a pessoa passa 20 vezes nessa e teoricamente já viu tudo, mas vai experimentar outro ponto de vista e depois vai dizer que nunca mais vai passar nessa rua do mesmo jeito”, ressalta Zé Alex.

O teatro de rua não é a característica da companhia de teatro Enviezada, mas o grupo resolveu fazer o que todo mundo faz, mas de forma diferente.

O áudio exibido nas apresentações anteriores é o mesmo que será usado neste sábado, assim como as cenas e as sequências, o que muda são as características de cada local.

“Por isso é preciso estar atendo o tempo todo, a rua é diferente, aquele homem bebâdo é diferente a velhinha que passa com a sacola na mão”, completa o diretor.

A apresentação será realizada neste sábado ao meio-dia e às 17h, no calçadão da Barão do Rio Branco entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio. A peça “Caminhos - Uma Intervenção Urbana” faz parte do Festcamp (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande) que está em sua quinta edição e segue até esse domingo, dia 23.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.