ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Filme sobre trem fantasma de Ladário será exibido dia 3 em Campo Grande

Ângela Kempfer | 01/11/2015 11:23
Imagem do filme que integra o projeto Revelando Brasis.
Imagem do filme que integra o projeto Revelando Brasis.

Até o dia 27 o Circuito Nacional de Exibição do Revelando Brasis percorre o Brasil e nesta semana dá uma paradinha por aqui para apresentar o filme “O Trem Fantasma e a Viola de Cocho”, dirigido pelo morador de Ladário, Sebastião de Souza Brandão.

A sessão em Campo Grande será no dia 3 de novembro, às 18 horas, no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS

A história do Trem Fantasma, que aparecia na região do Porto Esperança, em Ladário, sempre despertou muita curiosidade. Mesmo pensando ser folclore, Sebastião resolveu inscrever a história no projeto Revelando Brasis.

Aos 71 anos, ele conta que o Trem Fantasma não aparecia todos os dias e nem para todo mundo. Só quem morou na região ou trabalhava na estação costumava ouvir o som da locomotiva e ver as luzes dos faróis.
Hoje ele trabalha na criação de viola de coxo, outra paixão que entrou no filme de 15 minutos.

De 951 histórias inscritas, a do Sebastião e de outras 19 pequenas cidades brasileiras, com até 20 mil habitantes, foram selecionadas para se transformarem em filmes. A do trem fantasma de Ladário é a única do Centro-Oeste que virou um curta. O projeto foi criado para incentivar o audiovisual em locais sem essa cultura, a partir de ideias de pessoas que nunca tiveram contato com a direção.

O ferroviário foi ao Rio de Janeiro para participar de um curso de Cinema na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde teve duas semanas de aprendizado. E depois voltou ao Estado para filmar.

A sessão do dia 3 será gratuita.

Nos siga no Google Notícias